TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivarem os Alunos a Consumir Laticineos

Por:   •  23/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

Projeto de Pesquisa/Extensão

A NECESSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS INCENTIVAREM OS ALUNOS AO CONSUMO DOS SEUS PRODUTOS LÁCTEOS

  1. 30 de Março 2016
  2. Machado

INFORMAÇÕES GERAIS

Título do projeto: A NECESSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS INCENTIVAREM OS ALUNOS AO CONSUMO DOS SEUS PRODUTOS LÁCTEOS

Protocolo NIPE:

  1. Orientador: Katia Alves Campos
  2. Telefone:        E-mail: katia.campos@ifsuldeminas.edu.br

Endereço no Lattes:

  1. Membros:

Nome

Titulação

máxima

Instituição

pertencente

Função

Elias Magalhães Paes Junior

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

Guilherme Elisio Gonçalves Nogueira

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

Kethyly Vanessa Pereira de Camargo

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

Luan Stéfano Maciel da Silva

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

Lucas Vilas Boas Pereira

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

Pamela Matias de Castilho

Ensino Médio

IF Sul de Minas- Campus Machado

Integrada

  1. Local de Execução:
  2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Machado
  1. Período de Execução:
  2. Início: 24 de fevereiro de 2016
  3. Término: Junho/Julho de 2016

1. ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVA

Tratando-se de estudantes universitários, muitas vezes longe de casa e dos seus responsáveis, com a novidade de ter de lidar com a própria alimentação na maioria das vezes acabam prejudicando a própria saúde, buscando refeições rápidas e de fácil preparo, como fast-foods, doces, salgados e afins, sobrepondo às três refeições principais do dia.

Uma das causas principais desta troca de alimentação seria pelo custo, onde, os alunos dão preferência a um fast-foods porque a diferença de preço é irrelevante em relação ao iogurte, por exemplo, sendo que o fast-foods proporciona mais saciedade.  

Busca-se uma conscientização dos estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Machado sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios que podem obter através do consumo diário dos produtos lácteos produzidos e comercializados pelo Campus.

Mediante tal consumo, problemas de saúde serão amenizados e evitados como transtornos intestinais, obesidade e ate mesmo diabetes, assim, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e por consequência a permanência dos estudos e aumento do percentual de formandos do Campus.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Nos últimos anos, o vinculo entre alimentação e saúde, tem-se reforçado por muitos estudos, causando uma crescente demanda no mercado por alimentos benéficos a saúde. De acordo com SANTOS, K. M.O. Queijos probióticos, alimentos lácteos nutritivos e funcionais, “no segmento de produtos lácteos, os iogurtes e as bebidas lácteas contendo bactérias probióticas destacam-se como os principais alimentos funcionais.”

“A importância da microbiota intestinal para a saúde é cada vez mais reconhecida. Os microrganismos probióticos, quando fazem parte dessa microbiota em proporção adequada, participam ativamente do ambiente do intestino e lá realizam atividades benéficas importantes. São geralmente lactobacilos e bifidobactérias, que combatem as bactérias patogênicas que atingem o trato intestinal, prevenindo ou reduzindo a ocorrência de diarreia, modulam a imunidade no intestino, além de auxiliar na digestão da lactose. Os probióticos são, geralmente, lactobacilos e bifidobactérias, e podem entrar no organismo humano através dos alimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta os produtos com essa característica e exige que contenham, no mínimo, cem milhões de microrganismos probióticos vivos por porção de consumo diário. Essa concentração deve ser mantida até o final do prazo de validade do alimento. Assim, se esses produtos forem consumidos regularmente e em quantidades adequadas, as bactérias probióticas passam a fazer parte da microbiota intestinal e os benefícios à saúde podem ser sentidos pelo consumidor.”

“Os queijos são particularmente interessantes como alimentos carreadores de bactérias probióticas para o organismo humano. Por serem produtos sólidos, de baixa acidez e alto teor de proteínas e gordura, os queijos favorecem a sobrevivência dessas bactérias no período de estocagem, e as protegem durante a passagem pelo trato gastrintestinal, contribuindo para que cheguem vivas ao intestino. Uma fatia de queijo, com cerca de 30g, é suficiente para fornecer a quantidade de probióticos necessárias.” necessárias.”(SANTOS, K. M.O. Queijos probióticos, alimentos lácteos nutritivos e funcionais)

Diabetes e consumo de leite e derivados

Segundo CAMPOS L. Benefícios dos Produtos Lácteos no tratamento e prevenção da hipertensão e diabetes, “diabetes é uma condição na qual o nível do açúcar no sangue não é controlado apropriadamente. A cada ano, a incidência de diabetes está aumentando. A expectativa é de que 239,3 milhões de pessoas venham a sofrer de diabetes em 2010, cujos fatores de riscos são a obesidade, histórico familiar, raça negra e hispânicos, idade maior de 45, pressão alta, colesterol alto, sedentarismo e uso de medicação hiperglicemiantes como corticoides. A adoção de dieta e estilo de vida saudável é um dos passos essenciais para o controle e prevenção do diabetes. Os alimentos lácteos contêm mais de 10 nutrientes essenciais e exercem papel importante na dieta saudável, equilibrada. Como o índice glicêmico (IG) dos alimentos lácteos é baixo, eles exercem papel importante no controle do diabetes. O índice glicêmico mensura a proporção em que os carboidratos dos alimentos são digeridos e absorvidos pelo organismo. Alimentos com baixo teor em IG são digeridos mais lentamente e produzem aumento mais gradual dos níveis do açúcar no sangue, sendo alimentos ideais para pessoas com diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com