TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão social - Ressocialização de presos nas organizações

Por:   •  4/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Titulo: Inclusão social -  Ressocialização de presos nas organizações

Objetivo geral:  Expor os benefícios de inserir  ex-presos  no mercado de trabalho, como forma de Gerar economia e diminuir o índice de reincidência criminal.

Objetivo especifico:  

Identificar como as empresas podem incentivar ex-detentos a retornarem ao mercado de trabalho. Discutir de que forma os órgãos públicos apoiam projetos de inclusão, reeducando os ex- detentos a ressocialização na sociedade.

Desenvolvimento :  

Verifica-se no Brasil algumas ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada na contratação de presos e ex-presos para oportunidades em diferentes setores de trabalho. Essas ações, tem se mostrado positivas não só para os ex-detentos, mas também para as empresas que integra benefícios sociais e econômicos como menciona YOUNG, Ricardo. Reinserção de presos no mercado de trabalho. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-reinsercao-de-presos-no-mercado-de-trabalho

Acesso em 28 marc. 2018.

´´Há as vantagens financeiras para as empresas: os presos não estão sujeitos ao regime de CLT; os encargos dos presos são normalmente pagos pelo Estado e o salário pode ser menor que o piso da categoria.´´

Proporcionar qualificação mesmo no sistema prisional é um dos primeiros passos para

Realocar ex-presidiarios a sociedade. Pois, dessa forma terão habilidades que possam ser desenvolvidas pelo mesmo quando este alcançar a liberdade.

Conclusão:

Levando em conta esses aspectos,   o governo e empresas privadas agindo em conjunto

Podem proporcionar uma nova chance a essas pessoas, beneficiando não só a eles mesmo

Como para a  sociedade em geral. Diminuindo o índice de reincidência criminal. Tornando um país mais seguro, justo e sem preconceito.

Empresas, órgãos públicos e instituições voltadas para a assistência a presos colhem experiências positivas na inclusão de apenados em seus quadros funcionais. Vencidas as barreiras da falta de informação e do preconceito, a inserção de presos no mercado de trabalho possibilita a ressocialização de condenados com efeito sobre a redução da reincidência criminal, fora os benefícios financeiros com a contratação ´´

Disponível em:  http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/61599-insercao-de-presos-no-mercado-de-trabalho- 

Agência CNJ de notícias , Sara Barros ; Inserção de presos no mercado de trabalho beneficia empresas e sociedade.

Acesso em: 28 Març. 2018

BARROS, Sara  

Ao examinar

Constituição federal – Artigo 5

Todos são iguais perante a lei. Sem distinção a qualquer natureza.Garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no páis a inviolabilidade do direito a vida. À liberdade,à igualdade,à segurança e a propriedade.

XLIX-  é assegurado aos presos o respeito a integridade física e moral.

Apesar de existir leis e cotas que obrigam ou estimulam empresas contratada pelo poder publico a ter uma cota de 2% a 10 % de ex-presos entre os funcionários,não é bem assim que

Acontece na prática. Vemos muita discriminação e preconceito em nossa sociedade. Tornando cada vez mais difícil a inserção de pessoa s no mercado de trabalho.

Quando se cita que `todos sáo iguais perante a lei`` significa que todos são iguais para terem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com