TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Desempenho

Por:   •  10/5/2021  •  Artigo  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

Indicadores de desempenho de processos

Ao longo do tempo o desempenho das empresas costumando subir e descer, tendo uma oscilação no desempenho. Então temos que ter um entendimento em qual direção ela vai tomar.

Como saber se a organização está indo bem? A definição de “o que medir” está relacionada à estratégia de negócio da organização, ou seja: Missão, Visão, Objetivos, Indicadores, Metas, Iniciativas, Estratégias. Ou seja, a decisão sobre o que vai ser metido é baseada no cenário particular de cada organização. Dessa forma para que possamos realizar o desempenho da organização devemos olhar de forma cuidadosa a eficiência eficácia e efetividade da mesma, mas o que seria esses 3 pontos?

  • Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
  • Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
  • Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência). Ou seja, a junção da eficiência e da eficácia.

Para que sistema de medição de desempenho funcione ele possui alguns componentes que auxilia na sua execução, sendo eles

  • Medida: Grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas.
  • Fórmula: Padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
  • Índice: Valor de um indicador em determinado momento. Sendo esse, números que estabelecem valorem de comparações
  • Padrão de comparação: Índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento.
  • Meta: Índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período
  • Interpretação dos resultados medidos: Descrição prévia de como os resultados obtidos com a aplicação dos indicadores devem ser interpretados.
  • Periodicidade de aplicação: Definição da periodicidade da coleta dos dados (diário, semanal, mensal, etc.).
  • Periodicidade da avaliação: Definição da periodicidade de avaliação dos indicadores (mensal, semestral, anual, etc.).

Agora vamos falar um pouco da vantagem do sistema de medição de desempenho sendo uma delas, a detecção antecipada dos sinais de problemas, dessa forma quanto antes conseguirmos prever os problemas que aconteceram, melhor será para a organização, podendo resolver ou se ajustar a ele para não ter nenhum prejuízo ou o mínimo dele. Em seguida temos o Delineamento e a implementação de ações corretivas e preventivas no curto prazo, podendo ser utilização de métodos corretivos para possíveis problemas ou preventivas fazendo com que a empresa seja ágil na resposta em alguns desses casos.

A medição de desempenho possui também algumas variáveis sendo custo podendo ser humano no caso de funcionários que realizam tal serviço, o tempo que está relacionado ao período que vai utilizar para planeja o procedimento e também coloca-lo em pratica entre outras atividades relacionada, também devemos levar em conta a qualidade do que vamos oferecer ao cliente sendo esse de grande importância, e por fim a quantidade, que leva em conta a oferta e procura de seus produtos.

Indicadores

Indicador é uma variável crítica, que precisa ser controlada ou mantida em determinados valor, podendo ser usado para apoiar uma tomada de decisão, analisar problemas estratégicos de forma proativa, antes que desviam ocorram, apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização, apoiar o aprendizado da organização apoiar o reconhecimento da dedicação coletiva, comunicar as estratégias e as prioridades da alta administração e dos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com