TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Desempenho Para os SERENG's do COMAER

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Castelo Branco[pic 1][pic 2]

Pós-Graduação em Gestão da Administração Pública

Trabalho de Técnicas de Pesquisa

[pic 3]

[pic 4]

EXÉRCITO BRASILEIRO[pic 5]

DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

FUNDAÇÃO ROBERTO TROMPOWSKY

[pic 6]

Indicadores de Desempenho para os Serviços Regionais de Engenharia do Comando da Aeronáutica

(Ante-Projeto)

 Nome: Ricardo Miranda Cordovil

 Prof: Silvestre Prado de Souza Neto

 Curso: Gestão da Administração Pública

 Disciplina: Técnicas de Pesquisa

___________________________________

Porto Alegre-RS, 22 de Setembro de 2008.

Indicadores de Desempenho para os Serviços Regionais de Engenharia do Comando da Aeronáutica

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa sobre indicadores de desempenho para unidades de gestão associadas à serviços de engenharia e propõe indicadores adequados para os Serviços Regionais de Engenharia do Comando Aeronáutica.  A pesquisa demonstra ainda, através de um estudo de caso, a importância dos indicadores de desempenho e como eles podem, de maneira simples e prática, auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos dessas organizações e na escolha de medidas corretivas visando um aproveitamento mais racional do efetivo, aumentando a eficiência dessas organizações e reduzindo o desperdício de recursos.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um ante-projeto de pesquisa, cujo tema específico é Indicadores de Desempenho para os Serviços Regionais de Engenharia do Comando da Aeronáutica.

Este tema pode ser enquadrado na linha de pesquisa Excelência e Ética na Gestão Pública, uma vez que as decisões da Administração Pública devem ser norteadas por critérios racionais e eficientes, a proposta de indicadores de desempenho para os referidos órgãos visa justamente alcançar um padrão de excelência e reduzir o desperdício de recursos humanos e financeiros.

1.1. Contextualização

        Para atender à demanda geral de serviços de engenharia civil para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando da Aeronáutica (COMAER) dispõe de sete Serviços Regionais de Engenharia (SERENG) distribuídos pelos diversos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) existentes em cada região do país.

Os SERENG são responsáveis diretamente pela construção e manutenção de pistas de pouso militares e reforma de instalações das unidades da Aeronáutica em todo o território nacional.

1.2. O Problema

Atualmente não se dispõe de estudos ou de uma metodologia para indicar de maneira clara e objetiva a evolução da demanda de serviços de engenharia e o volume de recursos gastos em obras por cada SERENG. A ausência de parâmetros ou indicadores de desempenho adequados para cada uma dessas unidades dificulta a tomada de decisão sobre a alocação de recursos financeiros e de pessoal necessário ao cumprimento de suas respectivas missões.

Questões relevantes poderiam ser levantadas e discutidas, como por exemplo a evolução do quadro de pessoal, o número de projetos elaborados anualmente em comparação com as obras efetivamente realizadas, o número de horas que os engenheiros dedicam às atividades de engenharia comparados com as dedicadas a outras atividades, e assim por diante.

1.3. A solução proposta

O objetivo deste trabalho é analisar as diversas atividades desempenhadas pelos SERENG e propor alguns indicadores de desempenho para medir a eficiência das áreas mais relevantes. Será realizado um estudo de caso, tomando-se como base de investigação o Quinto Serviço Regional de Engenharia (SERENG-5) do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR). Aplicar-se-á o modelo proposto e identificar-se-ão os pontos fortes e fracos daquele Serviço.

Procurar-se-á demonstrar a importância dos indicadores propostos e de como eles poderão contribuir sobremaneira para caracterizar o desempenho de diversos setores ao longo dos anos, de modo que sua utilização como parâmetros de comparação que auxiliem os tomadores de decisão quanto à identificação e correção de deficiências, proporcionando a otimização de processos e de planejamento, seja através da melhor alocação de recursos financeiros, seja através do direcionamento dos recursos humanos mais adequados à consecução das atividades.

1.4. Justificativas

Além das atividades de engenharia militar, os Serviços Regionais de Engenharia participam intensamente dos processos de construção, fiscalização, manutenção e homologação dos aeroportos públicos no país, atividade que ainda não foi totalmente absorvida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Portanto, diante da importância que os SERENG representam para o desenvolvimento da malha aeroviária do país e de posse do conhecimento de que suas atividades estão diretamente vinculadas à segurança das operações aéreas, infere-se que a otimização de suas atividades trará benefícios para toda a sociedade civil.

2. METODOLOGIA

        O presente estudo é de natureza quantitativa e utilizará uma abordagem descritiva das atividades dos SERENG, a fim de que as mesmas possam ser quantificadas.

Num primeiro momento, será realizada a coleta de dados de campo, tendo-se como cenário para estudo de caso as atividades desenvolvidas pelo SERENG-5 ao longo dos últimos 05 anos.

        Para a consecução deste trabalho, utilizar-se-á os dados existentes na rede de computadores do SERENG-5, o estudo de suas atribuições segundo o Regimento Interno do V COMAR e a pesquisa em sites oficiais do governo, uma vez que todas as obras executadas pelo COMAER são também obras públicas e seus dados podem ser obtidos nos portais transparência do governo federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (314.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com