TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia feminina no desenvolvimento de equipes

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 15

A INFLUÊNCIA FEMININA NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Aline Maria Steffens[1]

Elenice Schneider Robe[2]

Helena Patath[3]

Lucas Ghellar4

Liliana Gessi5

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da liderança e, principalmente o papel da liderança feminina nas organizações, o conceito de equipes, tipos e o seu desenvolvimento. Liderar é um processo, no qual o indivíduo tem a capacidade de influenciar, motivar e incentivar a equipe de trabalho, para o alcance de melhores resultados dentro da organização. Com a evolução e a globalização, as mulheres vêm conquistando o seu espaço, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e na organização onde esta inserida. A proposta desse artigo é apresentar alguns exemplos de mulheres bem sucedidas em posições de liderança nas organizações, para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em revistas e artigos publicados, a fim de compreender melhor sobre o assunto. Percebe-se a importância da líder no universo organizacional, e sua determinação para o reconhecimento profissional, liderar é uma característica pessoal ou que possa ser adquirida no dia a dia.

Palavras-chave: líder – liderança feminina - equipes de trabalho

        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta a importância da líder nas organizações e as diversas formas de como liderar e influenciar uma equipe. A mulher vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade, isso devido as suas habilidades em motivar e influenciar uma equipe, para o alcance de melhores resultados.

         Alguns anos atrás a mulher não era vista como líder, mas atualmente ela vem conquistando gradativamente seu lugar nas organizações, devido a sua grande dedicação e seu empenho e por possuir características diferenciadas em seu estilo de liderar.                    

       O presente trabalho usou como metodologia a pesquisa bibliográfica, foram pesquisados os seguintes autores: Bergamini, Chiavenato, Dudalina, Lacombe, Heilborn,  Maximiano, Montana e Charnov, Revista Época, Robins, Judge, Sobral, Marinho, Oliveira e Sugo, Pesce, estes autores destacam a importância do papel do líder nas empresas.  

O presente artigo apresenta primeiramente a liderança e suas teorias, conceito e tipos de equipes, desenvolvimento de equipes e liderança feminina nas organizações.

1 A LIDERANÇA E SUAS TEORIAS

Liderança é a arte de direcionar pessoas e comportamentos de forma natural. Líder é uma pessoa que une e motiva o grupo, contribuindo para o alcance dos objetivos e metas estabelecidas. Ser carismático, atencioso, disciplinado e influenciador são habilidades essenciais de um bom líder. Liderar é a ação, a disposição de assumir riscos, trabalhar em equipe, gestão de relações, atitudes, e principalmente fazer a diferença no meio em que está inserido. Investir no treinamento de líderes pode se tornar uma ferramenta de extrema importância, para enfrentar os desafios e obstáculos que a sociedade possa vim a oferecer.

Segundo Chiavenato, liderança se define da seguinte maneira:

A liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem o que devem. O líder exerce influência sobre as pessoas, conduzindo suas percepções de objetivos em direção aos seus objetivos. A definição de liderança envolve duas dimensões: A primeira é a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazerem o que precisa ser feito. A segunda é a tendência dos seguidores de seguirem que eles percebem como instrumentais para satisfazerem os próprios objetivos pessoais e necessidades. (CHIAVENATO, 2007, p. 307).

O líder é dotado de comportamentos e habilidades necessárias na influência de equipes, buscando atingir metas e objetivos. Conforme Bergamini, “Liderança é o processo de encorajar os outros a trabalhar entusiasticamente na direção de objetivos.” (BERGAMINI, 2012, p 54).

Nesse sentido Robbins, Judge e Sobral ressaltam que essa influência é dada de maneira formal, no qual o líder ocupa um determinado cargo gerencial na organização em que atua, e de maneira informal, em que o líder não ocupa um cargo gerencial na organização (ROBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).

Lacombe e Heilborn destacam que “Os lideres se destacam pela sua inteligência, aceitam as reponsabilidades, tomam decisões, possuem senso de humor, imaginação, sabem ouvir e compreender os liderados.” (LACOMBE; HEILBORN, 2008, p. 350).

Para Lacombe e Heilborn,

Uma característica comum aos lideres é a confiança que têm em si. Nenhum líder ou candidato a tal inspira mais confiança em seus liderados ou seguidores potenciais do que a que ele mesmo deposita em si e o demostra. Se nem eu aposto em mim, quem apostará? Se não me tenho em alta conta, como esperar que os outros me respeitem? Se não estou absolutamente convicto das minhas crenças, como os outros acreditarão no que digo? Se o líder tiver uma dúvida, seus seguidores terão várias. Duvidar de si é, para o líder, duplamente nocivo: Não só arrefece o entusiasmo e mina a inspiração do líder, como inspira a desconfiança e inocula o desânimo entre os liderados. (LACOMBE, HEILBORN, 2008, p 351).

Para ser um líder eficaz, é necessário ser autoconfiante, ser capaz de influenciar no desenvolvimento das equipes, na busca do resultado desejado. É preciso ter clareza, visão de futuro e ser dotado de uma boa comunicação. Liderar é trabalhar para o crescimento das pessoas, ensinando o que sabe na busca contínua de novas oportunidades e mudanças, com o foco voltado para o coletivo.

O líder desenvolve um papel importante dentro da organização. Diversos autores se dedicam em estudar sobre os diferentes papeis do líder no desenvolvimento das equipes.

De acordo com Chiavenato, existem três estilos diferentes de liderança, a autocrática, liberal e democrática.

a) Liderança autocrática: o líder possui poder autoritário sob a tomada de decisões. Aos liderados sua forma de liderar pode causar frustações, e agressividade.

b) Liderança Liberal: O líder proporciona liberdade aos subordinados, sua participação é pequena. O poder de decisão é todo do grupo, ocasionando uma baixa produção e individualismo.

c) Liderança Democrática: O líder é participativo, companheiro e responsável, sua influência é de suma importância na execução das tarefas, fortalecendo a comunicação. Nesse tipo de liderança a qualidade do trabalho é visível, pois os integrantes da equipe sentem-se motivados e satisfeitos com o resultado (CHIAVENATO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com