TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do líder na motivação e influência de sua equipe

Por:   •  14/8/2018  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Como visto no material disponível, a experiência de Hawthorne levou os pesquisadores a perceberem que a liderança pode afetar o nível de desempenho dos colaboradores. Dessa percepção surgiu o movimento das relações humanas, movimento esse, que defende o treinamento comportamental a todos os gerentes e líderes. Partindo desse estudo e de outras leituras e pesquisas, elabore um texto sobre o papel do líder na motivação e influência de sua equipe.

O papel do líder na motivação e influência de sua equipe.

Liderança é um termo que há pouco tempo vem sendo usado, por muito tempo se pensava que os trabalhadores de uma empresa teriam que ser subordinados de seus patrões e não levava em conta o trabalho em grupo e até mesmo o respeito dentro do ambiente de trabalho.

Somente a partir de muitos estudos sobre teorias administrativas, é que as organizações passaram a valorizar as pessoas que trabalham nela e que se pensou no dono da empresa ou chefe como líder, como alguém que pudesse influenciar ativamente na produção dos seus trabalhadores.

O líder tem como papel principal, ser comprometido com a organização e com seus colaboradores para que assim a empresa chegue ao sucesso esperado, tem que ter visão de futuro e tentar integrar todo o grupo de colaboradores para que todos estejam em busca de um mesmo ideal e para que se alcancem os objetivos da empresa.

O líder deve observar e analisar cada indivíduo separado do grupo, buscando identificar os pontos fortes e os pontos fracos, e direcionar para a busca de melhorias contínuas, tanto no aspecto técnico quanto comportamental.

Outro aspecto importante é que um líder nunca da punição para os colaboradores e sim orientação para que não se cometa o mesmo erro duas vezes. As decisões erradas servem para aprendizados, e novos treinamentos. As decisões certas para elogios e exemplos positivos para o restante do grupo.

Como se vê, o líder tem um papel imprescindível na organização. Suas ações e atitudes, tudo o que faz, na verdade, reflete a empresa e o valor que esta dá a seus colaboradores. E sua responsabilidade é orientar os indivíduos se eles estão no caminho certo ou não, se eles estão no caminho que levara a futuros progressos para a empresa.

Podemos concluir então que não existe um perfil de líder, qualquer pessoa pode desenvolver características que se adaptem a esse perfil, através de cursos, de treinamentos e de sua própria experiência de vida.

E para finalizar, de acordo com Hunter (2009, p.5), “o teste definitivo da liderança é saber se, depois de um tempo sob o comando de um líder, as pessoas saem da experiência melhores do que eram antes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com