TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias

A inovação é tudo aquilo que visa o crescimento, mudança, a busca por soluções claras e concretas num âmbito de se diferenciar do atual. Para inovar precisa-se ter um objeto focal e o valor do seu impacto. Porque não adianta lançar uma inovação sem atingir a sua finalidade que é o sucesso. Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

Vale lembrar que de nada adianta sermos criativos e não inovarmos, ou seja, colocarmos essa idéia em prática. Um exemplo bem cotidiano: várias análises de mercado definem os homens como os principais consumidores de bebidas fortes. Numa análise lógica e rápida, conclui-se que os anúncios devem ser voltados para o sexo masculino. Numa abrangência mais inovadora, poderia ser pensada na probabilidade de lançar uma campanha que incentive o consumo de bebidas fortes pelo público feminino. Pode até aparecer estranho ou até mesmo inviável, mas tal iniciativa pode resultar no aumento do consumo destas bebidas fortes pelas mulheres e/ou simplesmente divulgar essa linha de produtos ou até mesmo uma marca em específico para aquelas que fazem a maior parte das compras de bebidas. ( REFERENCIA )

O acesso às informações está cada vez mais facilitado. As organizações precisam ser cada vez mais competitivas. Agora a pergunta: Como diferenciar-se perante tal contexto? Não basta ter várias informações, por melhor analisadas que sejam, não existem informações completas e restritas por muito tempo. O contexto empresarial é mutante. O diferencial está justamente no tratamento ao qual submetemos essas informações, em resposta à necessidade de que todos contribuam com sua inteligência, sua criatividade e sua responsabilidade para com a sociedade. O objetivo é de atrair a atenção do cliente e fidelizá-lo. Implantação de um processo ou produto que não existia, para atingir novos mercados ou atender uma necessidade do mercado atual.

As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Para as empresas, por exemplo, são importantes porque permitem que elas acessem novos mercados, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Vale lembrar que não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema, é preciso fazer um analise de estudos complexos que ajudam as organizações a estruturarem melhor suas ações, é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia.

Considerando também que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas, é ter idéias que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-las com sucesso, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro. Tornando-se seu foco estratégico. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo. Desafio importante é motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com