TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA

Aluna: Bruna Elias Aguiar

Turma: 0800

Campus: Tianguá

Resenha Crítica

O artigo faz uma abordagem, de forma significativa, sobre Administração Pública e Gestão de Conhecimento que está se tornando um fator de suma importância para as organizações, abordando também, aspectos teóricos como eficiência e eficácia. Entretanto, o tema destacado em si se refere ao segundo questionamento: Como a gestão do conhecimento pode contribuir para a melhoria dos serviços públicos colocados à disposição do cidadão? Na qual a exigência está cada vez mais elevada ao que se refere prestação de serviços públicos, e abordando também a crise financeira que vem gerando restrições na sociedade e principalmente nas organizações, ou seja, novas práticas deverão ser tomadas e que sejam eficientes para a Administração Pública, enfatizando um novo conceito de Gestão.

De acordo com o artigo a administração pública tem como objetivo acompanhar as transformações da sociedade e das suas demandas, visando aumentar a satisfação dos interessados pelos serviços. O que deixa bem claro o interesse de satisfazer as necessidades da sociedade como por exemplo educação, cultura, segurança e todos os direitos humanos. Sobre a gestão do conhecimento é basicamente desenvolver todo o conhecimento de uma organização. Sendo assim um processo de criação e identificação de conhecimentos estratégicos, administrando também os conhecimentos de uma organização com um conjunto de metodologias que visam diversas condições de melhorias.

 E dando em vista esses conceitos, a sociedade tem se mostrado bastante rígida e exigindo essas competências, esperando assim que tenha mais transparência, mostrando produtividade nas organizações públicas e diversas melhorias ao que se diz respeito os serviços públicos, na minha opinião está tendo cada vez mais o acesso à informação com o mundo a fora, todos conseguem ter uma noção dos reais diretos que a sociedade tem, se sentido todos no dever de cobrar os seus interesses, e desejam cada vez mais, maior acesso à informação para se pronunciar sobre, desejando novas formas de interagir para garantir mais acesso. Enfatizando então a importância da gestão do conhecimento na administração pública que podemos ver que existe melhoria dos serviços prestados com essas finalidades.

Vale ressaltar que a gestão do conhecimento quando aplicada na Administração Pública traz benefícios não só para os cidadãos e organizações, mas também para servidores e gestores público.

No artigo é citado também que os servidores públicos tem que aprender e executar processos do quais são responsáveis através de treinamentos, orientação e estudos, isso nos mostra que para termos um bom funcionamento dos serviços públicos em geral é preciso tamanha responsabilidade para se tratar de todos os assuntos e de todas as situações que poderá acontecer, para isso é preciso de muita informação e muito interesse de se informar para garantir todas as etapas que são adequadas em um bom treinamento ou estudo, e ter  todo e qual quer tipo de conhecimento cabível do interesse dos serviços públicos, isso torna bastante capaz o profissional envolvido. Destacando que também as instituições devem conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos para garantir a possibilidade de melhorias o que leva a importância da educação corporativa.

Toda a obra em si que o artigo descreveu, está bastante clara em todos os aspectos informados, de bom entendimento, tirando as dúvidas recorrentes, bom para quem deseja aprender mais sobre o tema, com grandes referências, autores com alto nível de conhecimento na área e com todas as citações esclarecedoras que nos permite se aprofundar de diferentes formas no objetivo do artigo.

A administração pública tem a finalidade de garantir o bem-estar da sociedade, e melhorar cada vez mais todos os recursos públicos oferecidos garantindo sempre novos serviços a serem prestados em prol dos cidadãos. Para que a administração pública seja altamente eficaz em uma sociedade, deverá ter que atender todas as demandas, no artigo é citado o principal objetivo que é justamente o aumento de qualidade e a redução de custos, isso é de interesse maior para todos, tendo a necessidade de ideias inovadoras e de eficiência no serviço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com