TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos da comunicação institucional

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Instrumentos da comunicação institucional

Comunicação institucional é responsável pela construção da imagem e identidade da organização é formada por instrumentos que juntos formam a comunicação. Esses instrumentos são:

Relações Públicas

Constrói a credibilidade através da administração e gerenciamento da comunicação atua com todos os modos comunicacionais, criando assim uma credibilidade da empresa. Motiva o diálogo e estuda a opinião pública para alcançar a aceitação e adesão dos públicos.

Jornalismo Empresarial

Utiliza-se de técnicas do jornalismo convencional para aplicá-las nas organizações dando cobertura interna dos fatos de uma empresa companhia ou corporação, não se reflete apenas em vendas, mas agrega credibilidade e valor a empresa.

Assessoria de imprensa

Forma de se conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas etc.) em mídia eletrônica ou impressa, de um produto, serviço ou empresa, com apelo noticioso e não comercial. Muita gente a confunde com publicidade que se utiliza de espaços pagos (anúncios) nestas mesmas mídias. Trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição empresas ou pessoas físicas como "personalidades públicas", médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais, autarquias, governos, partidos, sindicatos, clubes, ONGs, ou indivíduos, entre outros.

Publicidade/Propaganda institucional

é toda propaganda que não pretende aumentar os lucros de uma empresa, mas divulgar uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico. Pode-se citar como exemplo uma propaganda onde uma marca de cerveja puramente pede pelo consumo responsável da bebida e pelo respeito às leis de maioridade e trânsito. A publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação contraditória de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição.

Imagem e identidade corporativa

Para ficar claro, a identidade corporativa cuida da essência, enquanto que a imagem corporativa cuida da aparência. Identidade representa o que a empresa de fato é. A imagem representa o que a empresa parece ser.

Marketing Social

Envolve questões sociais, não somente o que é lucrativo, esta ligado a campanhas publicas através de ideias, práticas e programas sociais tem por objetivo conscientizar a sociedade das necessidades que não estão sendo atendidas.

Marketing Cultural.

Estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.

Editoração multimídia

É a Transformação de um projeto original em uma publicação atraente é o tratamento tecnológico e profissional, em todos os produtos comunicacionais, sejam eletrônicos, digitais, impressos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com