TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência competitiva

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Escolha da empresa : Glam Oficina Mecânica

Razões pessoais: Observamos o mal atendimento e a má prestação de serviços com as mulheres, e por parte delas, desconfiança e grande desconforto. Então pensamos em fazer algo para melhorar em todos os aspectos.

Razões profissionais: Apesar de ser aberto ao público em geral, focamos em um mercado específico por acreditarmos que ainda nenhuma outra empresa oferece esse tipo de serviço com a qualidade e o atendimento que deveriam ter, procuramos por meio de pesquisas de campo, entender melhor o perfil de nossos clientes, e assim, conseguir atender realmente suas necessidades. Queremos que nossos clientes sintam segurança e confiança nos serviços que iremos oferecer, para isso terão acesso a todas as informações necessárias para se fidelizarem a nós. 

Mercado brasileiro 

 Focamos no público feminino, já que pesquisas indicam que as mulheres têm tido maior autonomia nas decisões de compra de veículos. Identificamos também que o mercado brasileiro automobilístico tem crescido e se desenvolvido a cada ano, por isso acreditamos que o segmento de mercado escolhido se torna interessante justamente por sua evolução: 

"A história do mercado independente de reposição de autopeças no Brasil começou há mais de 50 anos, junto com o nascimento da indústria automobilística no país. Atualmente, o segmento movimenta cerca de 90% da frota de veículos automotores e mais de R$ 90 bilhões por ano. São mais de 35 mil varejistas, 120 mil oficinas e 934 mil empregos diretos, responsáveis pela produção e comercialização de mais de 200 mil itens para 400 modelos de veículos. 

A cadeia de reposição independente é fundamental para que a indústria de autopeças sobreviva. Do contrário, ela não conseguiria atingir um enorme mercado consumidor e se transformaria em um negócio inviável. O mercado de reposição independente garante aos consumidores liberdade de escolher onde reparar e fazer a manutenção preventiva de seus veículos. A decisão pode ser tomada levando-se em consideração a confiança, o preço e a qualidade do serviço prestado. Sem essa alternativa, os proprietários se tornariam reféns das concessionárias”. (Rede Pitstop) 

A evolução tecnológica dos veículos vem exigindo das oficinas mecânicas um grau de especialização e profissionalismo cada vez maior. Além disso, as oficinas mecânicas têm um relacionamento direto com os proprietários de automóveis. Por isso, precisam passar por constante evolução para poder acompanhar e atender às expectativas de um perfil de cliente cada vez mais exigente e bem informado".  

"o poder de compra do público feminino tem aumentado proporcionalmente", segundo Sophia Mind; "este é o século do avanço feminino em todos os setores"; Estudos feitos através de pesquisas apontam que 43% dos gastos com a compra de carros são controlados (somando o consumo direto e a influência) pelas mulheres. Quanto a serviços de manutenção do veículo, apenas 32% dos gastos estão sob o domínio feminino" (Sophia Mind, 2010).

Nome da empresa: Glam Oficina Mecânica para Mulheres. 

Corpo Diretivo:

  • Elis: Gerente Operacional - Responsável pela gestão de tudo que envolva diretamente o setor funcional; Incluindo o planejamento tático e operacional, gestão dos processos operacionais, gestão da mão de obra direta, compra e manutenção do estoque e controle. 

  • Amanda: Gerente de Relacionamento - Responsável por tudo o que for relacionado com o cliente, analisar os clientes, propor pesquisas de marketing, pesquisas de opinião das clientes, visando a maior satisfação delas. 
  • Thais: Gerente de RH - Responsável pelo departamento de Recursos Humanos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, e a gestão de pessoas. 
  • Mariana: Gerente Financeiro - Responsável por administrar as atividades dos funcionários dos departamentos de finanças e de contabilidade da empresa. Criar/aplicar estratégias de gestão de tesouraria; responsável também pela parte de investimentos e orçamentos. 

3.1 Análise Macro 

  • Econômicas – Embora o momento atual seja de crise financeira no país, pesquisas apontam o aumento da demanda em oficinas mecânicas em tempos de instabilidade econômica devido à queda considerável de aquisições de carros novos; Consequência da redução de crédito e o crescente desemprego. 

  • Tecnológica – Além dos sistemas informatizados de gestão que se atualizam continuamente, a indústria automobilística apresenta uma vertiginosa inovação tecnológica, fruto da acirrada competição entre grandes empresas de desenvolvimento veicular. O principal impacto desta intensa inovação para o mercado de manutenção, é a necessidade de constantes treinamentos e capacitações de profissionais para atualizações operacionais. 

Outro fator do ambiente tecnológico, é a notável evolução do ambiente e estrutura tradicional das oficinas; A intranet, o ambiente virtual e a automação têm ganhado espaço. 

  • Sociocultural – Observa-se um considerável aumento do controle das mulheres nas despesas familiares, trate-se de uma verdadeira mudança na estrutura social e com relevantes impactos econômicos. Os valores e percepções de maior relevância ao público-alvo são: Confiança, autonomia e comodidade. 

3.3 - Político Legal 

3.1.3.1- Código de Defesa do Consumidor: A Oficina Mecânica "x" se compromete a zelar pelo cumprimento do CDC em todas as suas atividades comerciais, além de informar e conscientizar os clientes de seus direitos. Portanto, entre os artigos que mais afetam, destaca-se: 

* O cliente tem o direito de receber peças e componentes originais, adequados e novos (Art.21) 

* O cliente tem o direito de receber o orçamento claro e completo sem custo (Art.39 e 40) 

* Se após a realização do reparo, o problema não for solucionado, o cliente tem o direito da re-execução do serviço sem custo adicional (Art. 20) 

* O cliente tem direito à 90 dias de garantia dos serviços prestados (Art.26) 

3.1.3.2 - Legislação Ambiental: A Oficina Mecânica "x" preocupa-se com a responsabilidade ambiental, portanto atenta-se ao cumprimento da legislação ambiental, dentre os quais destacamos os seguintes aspectos: Emissões Atmosféricas, uso de pistola de pinturas e o descarte de resíduos sólidos e líquidos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com