TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdiciplinar

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

IPATINGA

2015

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho interdisciplinar do curso de Administração, 1º e 2º período da Faculdade Única de Ipatinga. Sobre a Análise Literária do livro de Dale Carnegie: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Ipatinga, 2015.

________________________________________

Professor Orientador: Eduardo Veríssimo

(Introdução ao Direito)

Introdução

Lançado em 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie, que era palestrante especialista em relacionamentos pessoais. A primeira vista, o livro não chama muita atenção, pois parece ser de “Auto-Ajuda” e sua capa não sendo muito atraente, acaba não despertando tanta atenção a primeira vista. No entanto, muitos citam o livro como leitura obrigatória para a vida pessoal e profissional.

O livro realmente tem um ar “ultrapassado”, não somente pela parte gráfica, mas também por várias partes que usam um linguajar da época e referências a empresas e pessoas que eram importantes no momento.

A maior parte das sugestões de Carnegie são óbvias, porém, no entanto, é exatamente no óbvio que costumamos pecar. Já em sua 52º edição o Best Seller tem mais de 15 milhoes de copias vendidos em todo o mundo. Livro considerado o Avô de todos os livros de “Auto-Ajuda”. Apresentando técnicas comunicativas melhorando o relacionamento entre pessoas.

Resumo

O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” cita várias histórias verídicas, o autor faz questão de colocar em observação as consequências de um bom e um mau tratamento, coloca em aberto os problemas em vários âmbitos da vida, situações nas quais nos permitem refletir, e observar como agimos. De várias maneiras Dale retrata comportamentos com olhar clinico sempre explicando qual o modo certo de agir. Em sua vida pessoal, teve vários episódios nos quais ele faz questão de citar no livro. Dizendo ser sempre um aprendiz a cada pessoa que conhece.

Dale sabia da necessidade que as pessoas tinham de reaprender a se relacionar com outras pessoas corretamente, mas não imaginava a proporção disto. Retratando o episódio de Janeiro de 1935, Dale se diz ficar surpreendido com tamanho interesse das pessoas em saber mais sobre o assunto;

“Numa fria noite de janeiro de 1935, a despeito do clima, duas mil e quinhentas pessoas estavam reunidas no grande salão de baile do Hotel Pensilvânia, em Nova York. Às 7h30m já não havia mais uma cadeira vazia. Às 8 horas, ainda entrava gente. O espaçoso balcão desde cedo estava literalmente cheio; mesmo para ficar em pé, os lugares eram disputados como prêmios. Centenas de pessoas, depois de um dia cheio de atividades nos negócios, ficaram em pé, durante uma hora e meia, nessa noite. E para que isso? Para assistir a quê?... Um desfile de modas? Uma dessas corridas de bicicletas que duram seis dias ou uma apresentação de Clark Gable em pessoa? Nada disso. Toda essa gente havia sido atraída por um simples anúncio de jornal. Nas duas noites anteriores, quando compraram o New York Sun, depararam com um anúncio de página inteira: “Aprenda a falar eficazmente e prepare-se para dirigir”. Nada de novo? Mas as pessoas que atenderam ao convite eram da mais alta camada econômica — dirigentes, empregadores e profissionais.

Mulheres e homens compareceram para ouvir a abertura de um curso ultramoderno e ultraprático sobre "Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios" — curso dado por Dale Carnegie Institute of Effective Speaking and Human Relations (Instituto Dale Carnegie de Fala Eficaz e Relações Humanas). Por que se achavam lá estes 2.500 homens e mulheres? Aparentemente não, pois tais cursos já eram dados em casas cheias na cidade de Nova York nos últimos 24 anos. Durante esse tempo, mais de 15 mil profissionais e homens de negócios foram treinados por Dale Carnegie. Mesmo as grandes, as céticas e conservadoras organizações como a Westinghouse Electric & Manufacturing Company, McGraw-Hill Publishing Company, Brooklin Union Gas Company, Brooklin Chamber of Commerce, American Institute of Electrical Engineers e a New York Telephone Company tiveram esse treinamento realizado dentro dos seus próprios escritórios em benefício dos seus funcionários e diretores. Estudos revelaram que o primeiro interesse de um adulto é a saúde. Também demonstrou que o segundo interesse reside no desenvolvimento de sua habilidade nas relações humanas; os adultos querem aprender a técnica para prosperar e para influenciar pessoas. Não desejam ser oradores populares; e não querem, sobretudo, ouvir palestras de alto nível sobre psicologia. Querem apenas sugestões que possam empregar imediatamente nos contatos comerciais, sociais e no lar. “Está bem, se é isso que desejam é isso que terão”.

Buscando um livro didático que pudesse auxiliar os adultos na solução dos problemas diários em seu convívio humano, viu-se que tal livro ainda não fora escrito. Sendo então o primeiro a traduzir técnicas cientificas de alto desenvolvimento, com técnicas simples e muito obvias dizendo que trabalhar no obvio ainda é mais difícil.

Dale então começa então a traçar a pirâmide dos caminhos da liderança e dos relacionamentos de sucesso. Ele monta um serie de tópicos e sub tópicos explicando sobre como ser em geral uma pessoa melhor com relacionamentos melhores.

Técnicas para Lidar com as Pessoas:

• Não critique, não condene, não se queixe

• Aprecie honesta e sinceramente

• Desperte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com