TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 5

1°) Defina o conceito de controle. Qual é sua relação com a função do planejamento?

      O controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. Basicamente é um processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais. A relação do controle com o planejamento é que o planejamento especifica os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados.

2°) Quais são as diferenças entre o controle de mercado, de burocracia e de clã?

     O controle de mercado consiste na utilização de critérios e mecanismo de mercado, tais como o preço, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização.

     O controle burocrático e assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamento para influenciar e avaliar o desempenho.

     O controle de clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normas, crenças, rituais, tradição, expectativa e outros aspectos relevantes da cultura organizacional.

3°) Dê exemplos de controle preventivo, simultâneo e posterior em um banco comercial.

      Controle preventivo _ os procedimentos para a avaliação de pedidos de empréstimo dos bancos comerciais têm como objetivo evitar seu não pagamento. Para isso, exigem uma documentação extensa que lhe permita analisar e administrar os riscos do cliente, evitando problemas futuros.

     Controle simultâneo _ é a supervisão direta e os controles estatísticos do processo produtivo. Corrigir problemas à medida que ocorrem. Supervisão direta dos trabalhadores.

     Controle posterior _ a avaliação do desempenho dos trabalhadores, os demonstrativos financeiros ou o controle da qualidade dos bens produzidos são exemplos de controle posterior, já que avaliamos os resultados dos processos organizacionais depois de terem sido concluídos.

4°) Quais são as etapas do processo de controle? Qual é a mais importante?

     Estabelecer parâmetros de desempenho;  Medir o desempenho real; Comparar o desempenho com parâmetros; Implementar medidas corretivas; Continuar a execução da tarefa. A mais importante é definir os objetivos( estabelecer parâmetros de desempenho).

5°) O que você entende por sistema de controle? Quais são as características dos sistemas de controle eficazes? De que modo fatores como dimensão, a estrutura ou a cultura organizacional podem influenciar o desenho de sistemas de controle?

      É o conjunto coordenado de regras, princípios e práticas que integram de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle.As características do sistema de controle eficaz é: precisão, rapidez, economia, flexibilidade, iteligibilidade, aceitação,critérios múltiplos e razoáveis, foco estratégico, ênfase na exceção, adoção de medidas corretivas.

     Dimensão da organização – Pequeno porte: pessoal, informal, baseado na observação direta e em relatórios verbais. Grande porte: formal, impessoal, complexo e automatizado.

     Estrutura organizacional – Centralizada: menor número de controles e de critérios de avaliação. Descentralizada : maior necessidade de informações e feedback e controles mais diversificados e abrangentes.

     Cultura organizacional – Participativa: informal ou autocontrole. Coercitiva: formal e imposto externamente.

6°) O controle financeiro é o mais importante, pois as empresas tem como principal objetivo o lucro. Você concorda com essa afirmação?

     Sim, pois esse tipo de controle busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização ou de uma unidade organizacional, alem de avaliar , entre outras coisas, a capacidade de geração de recursos, a existência  de recursos para pagar as despesas e a eficiência e produtividade da utilização  dos recursos organizacionais.

7°) Por que cada vez mais as organizações usam técnicas como o balanced scorecard e o benchmarking para controlar o desempenho organizacional?

      Por que o balanced scorecard é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões de controle, equilibrando as tradicionais medidas de desempenho financeiro com parâmetros focados nos fatores de sucesso de uma organização, como os clientes, os processos internos e a capacidade de inovação e de aprendizado. Assim ao mesmo tempo em que se avaliam os resultados financeiros do negocio, torna-se possível também o acompanhamento do processo na consolidação  de competências e capacidades, pelas quais a empresa se tornara sustentável no longo prazo.

     Já o benchmarking é um processo continuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Basicamente é um sistema de controle via comparação com as melhores práticas.

8°) Quais são as principais diferenças e implicações, para a organização e os funcionários, da estratégia de controle por imposição versus estratégia de controle por motivação interna?

Estratégia de controle por imposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com