TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Introdução à Administração

Profº: Rony Martins de Souza

Alunas: Gerlandia Alves Poubel e Tainá Marinha Fernandes

1) Resumo do Texto sobre antecedentes históricos da ADM.

Antecedentes históricos da Administração

 

A trajetória da Administração no Mundo

          Na Busca da Administração, inclusive como ciência, pelo mundo será obsrevada sua  sempre integração com omercado e a sociedade como fator prepoderante para o desenvolvimento.

           Desde a antiguidade (1300 a.C.), a Administração fazia-se presente e necessária.  As organizações surgiam nesse período, como é o caso do Império Romano, a Igraja Católica e dos exércitos.

      Ela começa a se estruturar na Idade Média pela hierarquia de nobres, ampliação de mercados e avanços tecnológicos. Na Idade Moderna é marcada pela Revolução Industrial, pelo proletariado, pelas agitações sociais nos diversos continentes, entre outros acontecimentos.

       A administração surge como área independente, após a Revoluçao Industrial, já que os problemas relacionados com a produção precisavam de ações efetivas.

As mudanças vieram ao longo dos séculos, assim que novos novos desafios iam surgindo. A teoria adiministrativa cresceu devido à constante mudança de paradigmas em todos os ambientes , levando o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar.

        Eventos como a Revolução Industrial, a Revolução Digital e a globalização são os fatores que influenciaram a mudança nos paradigmas da Administração.  

2) Explique sobre 2 paradigmas de destaque.

 Substituição do trabalho humano por máquinas -  Com a Revolução Industrial vieram as máquinas e com as máquinas a necessidade de mão de obra, de trabalhadores capazes de operá-las.  E  esses operários foram se transformando em máquinas, considerados apenas uma extensão da engrenagem que operavam.

Trabalhador polivalente - Com a chegada do sistema de produção flexível, o trabalhador  se tornou multifuncional e polivalente, com uma visão mais ampla dos vários processos de trabalho, participando e envolvendo-se em todas as etapas da produção.

3)Descreva principais diferenças entre organizações públicas e privadas.

Organização pública o governo é quem controla e é responsável por sua atividades e ficalização.  Privada é controlada por uma ou um grupo de pessoas que são fiscalizados pelos orgãos responsáveis e não é do poder do Estado.

4) Conceitue uma definição de ADM.

É o ato de obter resultados através de pessoas, com o desempenho da equipe que ele coordena, chegando assim a a seus objetivos e os de seu grupo.

5) Defina o conceito de eficiência e eficácia. Dê exemplo.

Eficiência- desempenhar corretamente as atividades, minimizando o uso dos recursos. Ex.:  Quando consegue desempenhar a tarefa sem nenhum contratempo, executando tudo ordenadamente.

Eficácia- atingir o objetivo proposto. Ex.: Quando se consegue cumprir uma meta relacionada a tarefa que desempenha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com