TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração

Por:   •  7/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo texto 1: Os desafios decorrentes das mudanças de cenário e o perfil do administrador para o século XXI

Quando lemos sobre desafios já pensamos que teremos muitos desafios ou dificuldades crescentes como administradores, mas não devemos olhar dessa forma não precisamos nos assustar, pois assim como qualquer outra profissão e o fato de estar construindo um futuro não é tão simples e logicamente haverá desafios.

O que deve ser feito é fugir dos estereótipos pois esses não nos define, o ser humano é muito complexo e cheio de comportamentos diferenciados e conforme ele é inserido em vários meios sociais ele terá um tipo de reação e comportamento. A interação em diversos grupos gera no indivíduo uma variedade de resultados, fazendo de cada ser humano único.

O homem está sempre evoluindo e tem o poder tanto de mudar o meio em que vive, muitas vezes não avaliando a gravidade de seus atos na natureza. Exemplos da evolução do homem com o passar do tempo: diminuição do analfabetismo, acesso ao ensino superior foi sensivelmente democratizado, o homem entra na escola com um ano de idade e só sai quando se aposenta.

As mudanças do homem e sua formação estão intimamente ligada com o meio ambiente, e o ambiente profissional tende a ser cada vez mais tecnológico, requerendo cada vez mais profissionais adequados às tecnologias, cada vez mais máquinas invés de pessoas, esse é um exemplo de como o ambiente, afeta o homem e sua formação.

Mas as mudanças tecnológicas que vem acontecendo no mundo são em seu todo mudanças recentes tendo início no final do século XVIII com a revolução industrial. E hoje permeiam toda nossa vida e afetam diretamente o modo como fazemos as coisas e nosso dia-a-dia.

E todas essas mudanças estão diretamente relacionada ao modo em que o administrador irá se comportar nos dias atuais, sua postura e seu aperfeiçoamento diante das mudanças rápidas e tecnológicas impostas pelo nosso mundo globalizado, um exemplo disso é que os administradores estão deixando de ser empregados e precisando cada vez mais explorar o empreendedorismo e ter uma característica de inovar as coisas.

O administrador não será mais aquele modelo que fica na sua salinha esperando por informações ou fiscalizando de longe um processo, pelo contrário ele deverá estar por trás dos grandes projetos, das grandes decisões, ajudar seus colaboradores a ter uma visão empreendedora, de competência que realmente conhece sobre o assunto e este será estudante para o resto da vida profissional.

Resumo texto 2: Empregabilidade dos administradores: quais os perfis profissionais demandados pelas empresas?

A crise do desemprego tem sido um dos temas mais abordados a cerca do mercado de trabalho e as três principais causas segundo as pesquisas devem-se ao: processo de reestruturação produtiva em que querem produzir cada vez mais com menos mão-de-obra, outra causa seria a reestruturação associada a globalização econômica e pôr fim a terceira atribui a reestruturação produtiva e despreparo dos trabalhadores para assumir novos postos de trabalho. Essa terceira tem sido a causa de maior visibilidade e discussão no Brasil pra tratar a crise do desemprego, ou seja, a oferta inadequada de força de trabalho.

Na contratação de um novo gerente/administrador é levado em conta um modelo de competência ao invés da tradicional qualificação, o profissional não é só avaliado pelo que ele aprendeu ou oque ele conhece, esse novo modelo de competência diz-se respeito a como o profissional ao se confrontar com situações reais que ocorrem ao cotidiano do trabalho, tendo cuidado e tempo pra resolver essa confrontação, e um segundo modo é através de estágios onde se acompanha o profissional para que eles possam se confrontar com uma situação nova ou avaliar o modo que eles se saem em situações já conhecidas. Levando-se em conta as competências técnicas, de gestão e de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com