TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Economia

Por:   •  28/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Questões:  

1) Cite e defina os quatro princípios que envolve o processo de tomada de decisão:  

Primeiro: A sociedade e indivíduos necessitam de fazer “escolhas”, sendo essas pagas e os recursos escassos. Ex.: Ao irmos ao supermercado escolhemos os produtos necessários, porem estes vão ser comprados de acordo com a quantidade de dinheiro que se tem para pagar.

Segundo: O custo e beneficio do que se “escolhe” tanto produto ou serviço, é o que sacrificamos em troca deste bem. Ex.: O indivíduo que opta por fazer comprar parceladas no cartão de crédito, na maioria das vezes paga juros altíssimos, gastando um dinheiro além do que poderia investir, sendo que este dinheiro “a mais” poderia ser investido em outra coisa.

Terceiro: Pensando na margem, os indivíduo e empresas fazem mudanças, ou seja, pequenos ajustes na “escolha”, tornando este mais rentável.  Ex.: O fabricante X de carros está perdendo vendas para a concorrência, devido o novo modelo não ir com k

Quarto: Sendo as pessoas incentivadas, levando em consideração os benefícios e custos elas tomam uma decisão, havendo qualquer variável neste ele muda de decisão. Ex.: O dono de uma determinada loja incentiva os compradores a comprar na sua loja devido à distribuição de brindes e descontos nas comprar.

2) O que é um “bem”? Como podem ser classificados os bens?  

Bem é todo recurso que pode satisfazer as necessidades humanas, podendo ser um objeto, alimento, veículo, imóvel, consultoria, consulta médica, dentre várias outras coisas, público ou privado, tangível, intangível, durável ou não. Este pode ser classificado em bens livres que possuem quantidades ilimitadas, sem custo e sem esforço, e os bens econômicos que são escassos e possuem preço.

3) Quais são os bens econômicos?  

Os bens econômicos são os bens úteis, sendo eles limitados, possuem preço e para adquiri-lo o homem tem se esforçar. Este se divide em bens matérias (tangíveis) e bens imateriais ou serviços (intangíveis).

4) Como se classificam os bens materiais?  

Os bens materiais são todos bens tangíveis e que podem ser estocados, sendo classificados em bens de consumo são bens usados diretamente e rotineiramente para suprir as necessidades do ser humano, e bens de capital são os bens usados para produção de outros bens.

5) Como são classificados os bens de consumo e de capital?  

Os Bens de consumo e de capital são classificados em bens finais, ou seja, bens prontos, que já se passou por todos os processos de transformações, e os bens intermediários são os bens que ainda estão no processo de produção ou transformação para atingir sua finalidade.

6) Conceitue Bens Públicos e Bens Privados.  

Bens Públicos é um conjunto de bens gerais disponibilizados pelo setor público utilizados por todos os indivíduos, sendo não exclusivos e indivisíveis, ou seja, não pode ser subtraídos por ninguém, todos utilizam, mas permanece disponível pra todos. Ex.: Educação, saúde, segurança, transporte etc.

Bens Privados são bens exclusivos e disputáveis, ou seja, são possuídos e produzidos de modo particular, através do investimento pessoal. Ex.: Carro, imóvel, empresa privada etc.

Fluxograma 01. Classificação do Bem

[pic 2]

7) Cite e conceitue os Agentes econômicos.  

Indivíduos de natureza física ou jurídica, através das suas ações contribuem para o funcionamento do sistema econômico,  tanto capitalista quanto socialista. Sendo estes:

Empresa é uma unidade produtiva, gerida por um sistema, com objetivo de produzir e comercializar produtos ou serviços, visando lucro e investimentos. Gera empregos, e renda através dos fatores produtivos adquiridos ás famílias.

Família é o conjunto de indivíduos que decidem e consome os bens e serviços em geral, para suprir suas necessidades, sendo simultaneamente os fatores da produção, vendendo sua mão de obra, arrendando ou vendendo terra, investindo capital etc. Apenas uma pessoa não pode receber a designação de família.

Governo é formado por todas as organizações que estão sobre o poder do Estado, o governo atua no sistema econômico produzindo bens e serviços.

8) Quais as principais contribuições para o pensamento econômico, da:

 - Escola Clássica;  

Baseado nos conceitos filosófico do liberalismo a Escola Clássica caracterizou na produção, onde a riqueza da nação é resultado do trabalho de um conjunto de indivíduos com interesses próprios, beneficiando toda sociedade, onde as organizações privadas agiriam livremente com pouca ou nenhuma intervenção do Estado, com menor tributação e imposto, com ênfase na livre concorrência, levando assim a queda dos preços, aumento de produção, conseqüentemente maior lucro. O preço do produto no mercado é medido pelas horas/trabalho gastas na sua produção. Sua contribuição para o crescimento econômico foi com o acumulo de capital, globalização, a utilização da teoria da mão invisível, cada um agindo livremente em busca dos seus interesses individuais, beneficiando a sociedade, a teoria das vantagens absolutas, cada país se especializa e intensificam a produção de bens com o qual tem mais eficiência, e adquirir de outros países os bens com os quais não tem tanta eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com