TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a administração

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

Agosto/2013

  1. Introdução

O trabalho apresentado teve como metodologia uma entrevista na empresa Bar do Nélio, com a finalidade de analisar o seu processo decisório e administrativo. Essa análise foi baseada nas quatro funções administrativas (planejamento, direção, controle e organização) que nos foi apresentada durante todo o semestre na disciplina.

O questionário foi feito tentando explorar bem as funções e suas características, com perguntas muito bem analisadas para que não ocorresse qualquer forma de constrangimento por parte do entrevistado. A finalidade era construir perguntas diretas, claras. Houve uma especial ênfase no tópico tomada de decisão do empresário.

Toda entrevista, com as perguntas e respostas, foram apresentadas no tópico dados obtidos. Ao final, foi feita uma conclusão onde houve um julgamento do funcionamento do estabelecimento, seguida de sugestões que poderiam ser tomadas para melhorar ainda mais o negócio.

  1. Histórico da empresa

Nome da empresa:

Razão Social:

CNPJ:

Endereço:

Ramo de atividade:

Nome do proprietário:

Número de funcionários:

  1. Base Teórica

        A palavra administração vem do latim ad- que significa direção, tendência para, e minister- que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sobre comando de outra ou presta serviço a outro (CHIAVENATO, 2003).

        Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.

        As funções administrativas de acordo com a Teoria Neoclássica de Administração são: Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC).

        Começamos com planejamento, que entre diversos conceitos apresenta-se os seguintes:

  • Segundo Peter Drucker, significa “preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejado e controlando o que for controlado.”
  • Já Frederico Quilici, afirma que “planejamento é um processo de tomada de decisão, pois, se o planejamento é possível, é porque existem alternativas. Quando a administração não tem alternativa em seus atos futuros, não há necessidade de planejamento. A tomada de decisão numa empresa é popularmente encarada como um processo, no qual alguém, investido de autoridade para decidir, considera as alternativas, escolhe uma delas e rejeita as outras. Contudo, isso é apenas a fase final de um processo, que se inicia com a definição do problema, a procura de soluções alternativas e a apreciação dessas alternativas.”
  • De acordo com G. I. Mac-Dowell dos Passos Miranda, “Planejar é, de modo geral, decidir antecipadamente o que deve ser feito; ou seja, um plano é uma linha de ação pré-estabelecida. (...) Em uma empresa, planejamento, normalmente, implica pelo menos nas seguintes fases: reconhecimento da necessidade de agir (...), investigação e análise (...), proposta de ação (...), decisão (...).”

A segunda função é a organização:

  • Citado por Ordway Tead: “Organização é uma combinação de seres humanos, aparelhamentos, instalações e acessórios, materiais e instrumentos, coordenados de maneira sistemática e eficiente, para realizar um objetivo desejado e bem definido. Mas quando alguém fala de organização, refere-se geralmente ao conjunto de pessoas reunidas para levar avante o empreendimento e que estão sendo consideradas como uma entidade.”
  • Segundo Maximiano (1992), "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósito coletivo. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
  • César Cantanhede conceitua “Consiste a Organização em criar e dispor sistematicamente as diversas partes de um todo no exercício das respectivas funções, para alcançar determinado objetivo, com a máxima economia e a maior eficiência.”

                                                                                                                                                                                           

   Tratando agora da função direção:

  • De acordo com Henri Fayol, direção seria uma forma de conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais, estabelecer comunicação com os trabalhadores, apresentar soluções dos conflitos e gerenciar mudanças.
  • Baseado nos trabalhos de Louis Allen, direção foi denominada como uma função que engloba atividades como a tomada de decisão, comunicação dos subordinados, superiores e entre as diversas unidades, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
  • De acordo com o Luther Gulick, “direção é a tarefa contínua de fazer decisões; de as incorporarem em pedidos, em instruções específicas e gerais e de servir como líder da empresa.”

 Para finalizar, controle:

  • Segundo G. I. Mac-Dowell dos Passos Miranda, “Além de dividir e coordenar o trabalho, é necessário estabelecer um sistema para poder verificar se as tarefas estão sendo executadas conforme os programas e as regras estabelecidas.”
  • Henri Fayol afirma que “Sob ponto de vista administrativo, é preciso assegurar-se de que o programa existe, é aplicado e está em dia, e de que o organismo social está completo, os quadros sinópticos do pessoal são usados, o comando é exercido segundo os princípios adotados, as conferências de coordenação se realizam, etc.”
  • Por James L. Pierce, tem-se a definição “... a presença na empresa, daquela força que a orienta a um objetivo predeterminado, por meio de uma política e decisões predeterminadas... O controle funciona bem distinto da massa de decisões e instruções operacionais que emanam constantemente da organização de linha. Ele não governa o curso, mas informa a administração operacional imediatamente de qualquer desvio significativo. Ele não toma medidas, mas muitas vezes as causa, ao lançar a luz sobre os fatos relevantes.”  

  1. Entrevista
  1. Há quanto tempo a empresa está no mercado?

Há 20 anos.

  1. No início, o senhor imaginava que seria dessa forma? Há mais algum projeto (ampliação, novas lojas) a ser feito?

Não imaginava. Não tenho esse pensamento, eu quero ser proprietário apenas de uma microempresa, não tenho a necessidade de aumentar o negócio, o objetivo principal é uma ajuda no sustento da minha família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com