TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução as Organizações e Gestão

Por:   •  20/11/2018  •  Exam  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

O Dr. Júlio Dias acaba de ingressar no conselho de administração da FERTEX, uma empresa de capital privado com volume de negócios anual de 20 milhões de euros e 200 trabalhadores, dedicada ao fabrico de tecidos de algodão para venda nacional e exportação.

 No começo das suas funções, como diretor de Recursos Humanos, o Dr. Dias tem-se deparado com muitas tarefas por cumprir.

Numa reunião com o diretor geral, acordou-se reestruturar a empresa, perante os planos de expansão e os desafios actuais. A hipótese é de organizar a empresa em cinco divisões por produto, com um gestor em cada uma, com responsabilidade pelos seus resultados, os quais estarão subordinados a um diretor-geral de marketing. Cada gestor de produto será responsável por todos os aspectos relacionados com a pesquisa e desenvolvimento, fabricação, marketing e vendas, responsabilizando-se pelo desempenho e resultados do produto, estes departamentos funcionais incluindo recursos humanos, e contabilidade e finanças, têm autoridade de linha estando diretamente subordinados ao diretor geral.

Outras das tarefas a desenvolver é contratar o novo gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento, assim como, realizar um controlo da gestão de recursos humanos despregada até a data.

O resultado de um questionário aplicado para diagnosticar o nível de motivação dos colaboradores da área de produção, revelou um baixo nível motivacional, pelo que marcou-se uma reunião com o chefe da área para analisar as possíveis causas do problema.

Segundo os seus conhecimentos sobre a gestão de organização, ajude ao Dr. Júlio Dias responder as seguintes questões:

  1. Como se classifica a empresa de acordo ao sector de actividade, propriedade do capital e dimensão? Faça o organograma da empresa e classifique a estrutura e o tipo de departamentalização presentes.
  2. Que habilidades devem ter em consideração o Dr. Dias na hora de recrutar e selecionar ao gerente de pesquisa e desenvolvimento?
  3. Qual a importância do organograma na Gestão de Recursos Humanos?
  4. A função direção inclui três elementos fundamentais: motivação, liderança e comunicação. Exponha brevemente, fatores relacionados com a gestão desenvolvida pelo diretor de produção que possam estar afetando a motivação dos subordinados, na perspectiva da melhora do desempenho laboral.
  5. Como o Dr., júlio Dias pode controlar e corrigir o desempenho dos gestores das áreas funcionais da empresa? Argumente tendo em conta a importância da função controlo. Proponha uma acção correctiva imediata e uma permanente, que contribua na melhora do desempenho do gestor de produção.
  6. Como se classifica o tipo de controlo realizado pelo Dr. Dias na área de produção, conforme o critério da posição relativa das pessoas ou unidades controladoras?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com