TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução de administração

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

VINÍCIUS RAMOS FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Relatos diferentes: uma narrativa

Espinosa/MG

2014

VINÍCIUS RAMOS FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Relatos diferentes: uma narrativa

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 1° Semestre, apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas: Comportamento Organizacional; Homem, Cultura e Sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos e Teoria Organizacional.

Professores:Mônica Maria Silva

Wilson Sanches

Sebastião Oliveira

Karen Manganotti

Márcia Bastos

Espinosa/MG

2014

SUMÁRIO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS.........................................................3

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

3

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

No mundo globalizado da atualidade,quando a concorrência é preponderante e o consumidor se impõe, demonstrando novos interesses, necessidades e preferências, as linguagens de comunicação para interação com a sociedade e com os públicos internos e externos da empresa são fundamentais, pois é por meio da comunicaçãoque se estabelece a negociação, utilizando-se as ferramentas e processos adequados e eficientes.

Conceituando a comunicação, Vasconcelos (2009), apud Rezin (2010), afirma que é a forma como as pessoas se relacionam, dividindo e trocando ideias, experiências e sentimentos, modificando e transformando a sociedade em que estão inseridas.

Dessa forma, conclui-se que a comunicação é o meio utilizado pelo homem para se expressar, para se fazer compreender e, também, compreender as diferenças individuais de cada pessoa.

A comunicação é, enfim, o meio que permite ao homem viver em sociedade, poispossibilita a criação e a manutençãode relações, que, por sua vez,ocasionam o surgimento de vínculos entre pessoas, nascendo, dessa forma, as relações familiares, as relações de amizade, asrelações profissionais, empresariais, etc.

Quanto á comunicação empresarial, segundo Rezin (2010), ela se

configura por um complexo de atividades,estratégias e procedimentos realizados com o intuito de reforçar a imagem, os objetivose os interesses da empresa junto aosseus públicosde relacionamento comoconsumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial,comunidade, enfim, todos que circundam interna ou externamente o mundo da empresa.

Assim, a comunicaçãose reflete em qualquer ação ou decisão que evidencie as razões da existência empresarial,proporcionando uma interação entre sociedade e empresa, entre empresa e colaboradore entre os colaboradores, o que a torna fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas, também, uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios,tornando-se, portanto, um

fator importante para que se tenha um diferencial de competitividade, elemento imprescindível para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições.

4

Portanto, pode-se dizer, conformePimenta (2007, p. 98), que a comunicação é o instrumento que todo empreendimento deve utilizarpara disseminar ao mundo dos negócios a sua cultura enquanto entidade comercial,industrial, prestadora de serviços etc., pois, com esse tipo de comunicação, a empresaconsegue passar à sociedade, bem como, aos seus colaboradores, a importância desua permanência no mercado, de sua contribuição positiva para a sociedade.

Portanto, a comunicação empresarial,como apresentadoradas diretrizes organizacionais, como seus objetivos, suas políticas, suascrenças, enfim, sua essência enquanto personalidade jurídica, estabelece o relacionamento interpessoal com seus colaboradores, sejam eles internos ou externos.Por este motivo, a eficiência na comunicação entre os membrosde uma empresa é extremamente necessária, uma vez queo bom desempenho das relações humanas dentro de qualquer instituição é fator responsável pela obtenção de maior liderança, planejamento e organização funcional, o que leva ao ambiente de trabalho, motivação pelo interesse das atividades, inovação, criatividade e integração pessoal.

Mailhiot (1976), apud Castro (s/d),referindo-se a uma das pesquisas realizadas pelo psicólogo Kurt Lewin, afirma que este, em seus estudos, chegou à conclusão que:

“A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”. (MAILHIOT, 1976, p. 66).

Assim, todos os colaboradores da empresa, internos e externos, devem

estar sintonizados, em um processo de comunicação eficiente e eficaz, pois a forma como se comunicam, como interagem, pode ser um início para o resgate do prazer e para a obtenção de bons resultados no processo produtivo.

Analisando o texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com