TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução á administração de recursos humanos

Por:   •  23/3/2016  •  Dissertação  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

Sinara Soares Furtado

Introdução à administração de RH

                                                  Parnaíba –Piauí

                                              2016

  1. Imagine-se atuando hoje como técnico em RH na empresa fictícia IT Systems, ou na empresa em que você atualmente trabalha. Com isso em mente, releia o conteúdo pensando como seria colocar em prática esse conhecimento teórico.

Imaginando-me como técnico em RH, e baseado no estudo que fiz do conteúdo desta semana, digamos que, sendo meu primeiro dia na empresa IT Systems, a primeira atitude a ser tomada seria conhecer a empresa, toda sua rotina e claro, todo o departamento que eu iria gerenciar. Assim como todo os perfis dos funcionários e principalmente dos meus chefes.

 

  1. A principal função do profissional da área de recursos humanos é atrair, reter e desenvolver as pessoas. Quais são as outras funções que você julga importantes para esse profissional?
  • Ter boa comunicação escrita e oral é crucial, afinal, são os meios que você se comunicará com frequência e que precisa ser claro e de rápido entendimento;
  •  Ser dinâmico, aquela pessoa inteligente, sempre ativa, organizada, comunicativa em outras palavras, uma pessoa multi-utilidades;
  • Ter análise crítica, a capacidade de posicionar-se de maneira madura, responsável e eficaz diante de um problema, propondo soluções viáveis, que respeitem os direitos humanos e que sejam benéficas para a empresa como um todo;
  • Ser inovador, contar sempre com ideias novas, ser criativo e pensar diferente são atitudes fundamentais dentro de qualquer negócio. Outro importante é;
  • Ter visão estratégica, perceber para onde as coisas vão, quais são as forças que se opõem aos objetivos da organização, como lidar com elas, quais são as oportunidades que se abrem, como aproveitá-las bem. E por último;
  • Ter habilidade para trabalhar em equipe, essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional. É necessário em tempos desafiadores no mercado de trabalho, a interação com os colegas é fundamental para que o resultado seja positivo e eficiente.
  1. Cite dois objetivos organizacionais e dois objetivos dos indivíduos na organização, que se tornam possíveis através da ação do profissional da área de recursos humanos.

Objetivos Organizacionais:

  • Novos clientes: o objetivo primordial da empresa é atender a uma necessidade específica do mercado, ou seja, do cliente. Enquanto a empresa atender a essa necessidade, ela é útil e pode sobreviver e crescer. Para tanto, o profissional moderno precisa ter ouvidos sintonizados no cliente e os olhos voltados para o futuro, para também sobreviver e crescer.

  • Sobrevivência: as empresas procuram sobreviver em meio a um complexo ambiente sujeito a mudanças e contingências. O ambiente externo constitui uma fonte de recursos e oferece oportunidades de negócios para as empresas. Porém, o ambiente é também uma fonte inesgotável de ameaças, restrições, coações e contingências e pode ser hostil e perigoso. Se, todavia, a sobrevivência da empresa não corre perigo algum, então outros objetivos empresariais se tornam prioritários.

             Objetivos individuais:

  • Satisfação no trabalho: é um estado emocional agradável resultante da avaliação que o indivíduo faz de seu trabalho e resulta da percepção da pessoa sobre como este satisfaz, é uma função da relação percebida entre o que uma pessoa quer de seu trabalho e o que ele percebe que está recebendo. 

 

  • Oportunidade de crescimento: Crescer dentro da empresa é ambição de grande parte dos trabalhadores. A busca da evolução da equipe como um todo e não apenas a somatória de pessoas pode ser o diferencial que a sua empresa busca.  Quando todos crescem juntos, todos ganham incluindo a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (773.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com