TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Projeto de pesquisa: Investimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Em finanças, "Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro.

Índice

[esconder]

• 1 Classificação dos investimentos

• 2 Projeto de investimento

o 2.1 Fases de desenvolvimento do projecto de investimento

 2.1.1 Concepção

 2.1.2 Implementação

 2.1.3 Fase Operacional

o 2.2 Tipos de projectos de investimento

 2.2.1 Por sector de actividade

 2.2.2 Por natureza do investidor

 2.2.3 Por relação com a actividade produtiva

 2.2.4 Por objectivo de investimento

 2.2.5 Por relações entre investimentos

• 3 Tipos de investimento público

o 3.1 Investimento a fundo perdido

o 3.2 Investimento autônomo

o 3.3 Investimento induzido

 3.3.1 Investimento estrangeiro

o 3.4 Investimentos a longo prazo

• 4 Investimento financeiro

• 5 Investimento em activos fixos

• 6 Referências

o 6.1 Bibliografia

• 7 Ligações externas

• 8 Ver também

Classificação dos investimentos[editar | editar código-fonte]

A. Independentes / Dependentes

Dois investimentos A e B dizem-se independentes quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pela realização ou não do outro.

São dependentes quando as receitas líquidas forem afectadas pela realização do outro. Dentro desta classificação podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos.

Complementares – quando a influência for positiva; Concorrentes – quando a influencia for negativa; Mutuamente exclusivos - a realização de um exclui a realização do outro.

B. Convencionais / não convencionais.

• Convencionais – Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas liquidas.

• Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.

C. Grande /Pequeno Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.

D. Inovação / Substituição / Expansão / Estratégico

Inovação – Tem por objectivo a produção e lançamento de novos produtos, assim sendo estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis acções.

Investimento de substituição – São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.

Investimento de expansão – Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimos de despesas qu corresponde a um aumentos das receitas.

Investimentos estratégicos – Não tem por objecto aumentar directamente a rentabilidade da empresa, mas sim promover a as condições favoráveis à sua prosperidade e ao êxito dos projectos anteriormente referidos.

Projeto de investimento[editar | editar código-fonte]

Um projecto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projecto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.

O projecto de investimento é um conceito entendido em duas acepções: enquanto plano (intenção) de investimento e enquanto estudo (processo escrito) da intenção de investimento (negócio). Como o estudo é a tradução no papel da intenção de investimento, as duas concepções são equivalentes, sendo reunidas no dossier do projecto de investimento. Enquanto plano de investimento, o projecto é uma proposta de aplicação de recursos escassos que possuem aplicações alternativas a um negócio, que espera-se, gerará rendimentos futuros durante um tempo, capazes de remunerar a aplicação.

Fases de desenvolvimento do projecto de investimento[editar | editar código-fonte]

Todo o processo de desenvolvimento de um projecto de investimento é classificado em diferentes fases onde se desenvolvem actividades necessárias à implementação.

Notam-se 3 fases principais: Fase de Concepção Fase de Implementação Fase Operacional

Concepção[editar | editar código-fonte]

Esta é a fase inicial, a criação da ideia a avançar e a ponderação de todos os critérios inerentes ao investimento a realizar. É subdividida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com