TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invictus

Por:   •  16/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS – FACUNICAMPS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CAMILLA FERREIRA BORGES

LIDERANÇA EMPRESARIAL

Roteiro condutor: Filme Invictus

Goiânia-Go

2014/2

CAMILLA FERREIRA BORGES

LIDERANÇA EMPRESARIAL

Roteiro condutor: Filme Invictus

Trabalho apresentado a Disciplina Liderança Empresarial como atividade avaliativa para obtenção de nota N2 no 8º período no turno matutino do curso de  administração de empresas da Faculdade Unida de Campinas – FacUNICAMPS.

Professora: Tânia Correa de Paula Sousa

Goiânia-GO

2014/2

Atividade Avaliativa

Filme Invictus

  1. Segundo Mandela, Liderança está relacionada com inspiração. (Explique).

Todo líder precisa ser equilibrado, precisa ter um foco e acima de tudo ser persistente. A persistência de um líder pode e sempre é um ato inspirador, Nelson Mandela conquistou, influenciou e motivou nações e o fará por gerações. Ele teve a conclusão de que a liderança estava ligada a inspiração justo pela sua própria história de vida, mesmo em meio a tanto sofrimento, ele sentia se motivado pela vontade demonstrar o potencial da  sua nação ao restante do globo, ele sabia que tinha pessoas lá fora, que teriam sua historia e modo de vida como inspiração e esperança de dias melhores.

 Por isso o poema Invictus do autor Willian Ernest Henley foi uma fonte de inspiração em momentos tenebrosos e ser inspirado por algo ou alguém em que se acredita da forças e motiva uma uma pessoa a creditar em si mesma e enfrentar os desafios que vierem sem perder o foco e com a determinação de atingir os objetivos.Isso fica claro no filme em duas partes na minha opinião,  a primeira quando ele chamou em seu gabinete o capitão do time de Rubgy e ele mesmo serviu o chá do rapaz, aquele ato foi o ponta pé inicial para inspirar alguém que se sentia desacreditado e derrotado. Atitudes de sabedoria e simplicidade que demonstrou que ele era visto, e que através dele as coisas poderiam mudar.

  1. Qual a perspectiva de Mandela quando solicitou envolvimento do time de Rubgy com a comunidade carente. ( Estratégia de liderança)

Essa atitude de levar o time a se envolver com a comunidade mais teve alguns objetivos fortes, na minha opinião, o primeiro foi de tirar os jogadores da zona de conforto, porque só eles vendo e vivenciando a experiência de orientar e acompanhar pessoas com perspectivas de vidas bem diferentes das que estavam acostumados, iria mostrar para eles que existem outras coisas que são importantes.

A segunda, ele sábio como era, sabia que o futuro da nação estava nas crianças e essa interação entre pessoas de ambientes e níveis sociais diferentes iria provocar uma sensação de igualdade, porque em um time todos estão ali por um objetivo comum.

  1. No filme evidencia-se várias atitudes de Mandela, no intuito de pacificar e unir aquela população. Descreva quatro cenas, em que este comportamento ficou evidenciado.

1 cena : Quando ele convoca os mesmos homens que eram contra ele, para fazer sua segurança pessoal;

2 cena: Quando ele convida o capitão do time de Rubdy para um chá e durante a conversa demonstra interesse no time e na vitória;

3 cena: Quando ele comparece no campo na final para cumprimentar a todos os jogadores, incluindo o time rival;

4 cena: Em meio a comemoração da vitória, o carro presidencial estava saindo e as tuas lotadas, a equipe sugeriu um rota menos tumultuada e Mandela preferiu estar no meio das comemorações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com