TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Invictus

Casos: Resenha Invictus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do Filme Invictus

O filme foca um momento da vida de Nelson Mandela ativista político que, depois de 27 anos de prisão política, ele é liberado e chega, quatro anos mais tarde, como primeiro presidente negro de um país, mergulhado em um cenário de separação entre brancos e negros, devido ao apartheid, onde muitos cidadãos brancos temem o poder negro assim como muitos cidadãos negros olham Mandela como uma forma de se vingar do brancos. Uma nação dividida em linhas raciais e um “insight” de Mandela de que o esporte seria uma das estratégias fundamentais para a unificação da África, além de sua insistente visão ampla de democracia racial, que fica bastante clara em todas as suas relações.

O primeiro passo foi tentar expor sua compreensão de democracia para uma população que queria “vingança”. Depois, procurou saber onde estava a dificuldade do time e percebeu que se tratava de uma dificuldade, não técnica, mas psicológica, pois o time encontrava-se em um cenário de total falta de apoio da população negra devido à sua representatividade com o apartheid, onde somente os brancos torciam pelo time. Com resultados razoáveis o suficiente para se classificarem para a copa do mundo de rúgbi de 1995, na África do Sul, Mandela marcou um encontro com o capitão do time François Pienaar e o incentivou com o poema “Invictus” que apresenta palavras fortes em seus versos finais: “Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino e capitão da minha alma”. Mandela usou com muita habilidade o esporte para unir o povo sulafricano, pois conseguiu uma interação do time de rúgbi com a população, culminando na conquista da vitória da copa do mundo e no fortalecimento da consciência de unificação da nação.

Nelson Mandela foi um visionário. Em um momento delicado da história da África do Sul, com o poder que lhe foi dado pelo povo que o admirava e o colocou na presidência da república de um país dividido em duas cores, teve visão amplamente democrática que adquiriu em anos de reclusão politica, teve sempre a sua missão muito bem definida e estaleceu um bom planejamento para executá-la.

Utilizando-se de um esporte que só era aceito pelos brancos e odiado pelos negros devido seu poder representativo do apartheid, Nelson Mandela, que ficou 27 anos em cárcere político e agora, atual presidente, conseguiu levantar um time desmotivado, atráves de seu apoio ao capitão do time, um representante da elite branca do país. O estranhamento da pacividade de Mandela certamente foi sentido por negros e brancos. Encontros,trabalhos sociais e interação com a população, fizeram o time superar suas dificuldades e diante de milhões de expectadores da copa do mundo, eles conquistaram a vitória. Com isso, Nelson Mandela combateu, mesmo que inicialmemte o cenário de confronto e desunião entre negros e brancos que mantinha o país separado e permitiu uma visão mais ampla de todos através da união e do resultado de um trabalho em equipe. Seu sonho era construir uma "nação arco-íris em paz consigo mesma e com o mundo".

Esperança

Para identificar o problema do outro ele tomou como base o próprio sofrimento. Em determinado momento de sua vida, quando estava cansado e sem esperança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com