TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS EMPRESARIAS

Por:   •  28/11/2015  •  Resenha  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO Alunos do curso de Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais: neste bimestre, vocês terão a oportunidade de participar de uma atividade pioneira da UNIP, a qual busca aprimorar, na prática, as propostas pedagógicas da instituição.

O objetivo desta atividade é possibilitar um egresso com perfil empreendedor, com habilidade para planejar e implementar ações estratégicas, tomar decisões e analisar seus impactos, ler e interpretar as ocorrências de mercado, os aspectos econômicos e, assim, desenvolver questões dos pontos de vista macro e microeconômicos.

Em resumo, buscamos ter um aluno que se aproxime da realidade de mercado e que consiga enxergar uma organização como um todo. Em busca desse objetivo, a UNIP Interativa propõe uma atividade diferenciada, com caráter prático, para a realização do PIM VIII.

Manual Específico Projeto Integrado Multidisciplinar VIII – PIM VIII

4

Gestão Comum

O PIM VIII será desenvolvido por meio de uma atividade de simulação de gestão estratégica, com o suporte de um software de jogos de empresas. O PIM que os alunos conhecem até o momento é desenvolvido em empresas do mercado. Nessa nova proposta, o aluno participará de um jogo em que planejará, implantará e administrará uma empresa, tomando diversas decisões e competindo com outras empresas em um grande mercado. O jogo funcionará em etapas e requer conhecimentos obtidos no decorrer do curso para utilizá-los na prática. Este é o motivo de ser aplicado no PIM VIII, que é o último projeto do aluno. Quanto à operação, funcionará da mesma maneira que os PIMs tradicionais. Porém, por ser DP deverá ser individual, e será postado da mesma forma no link: http://trabalhosacademicos.unip.br

2. DIREÇÃO AO ALUNO Todas as etapas estão agendadas em calendário específico. 1° Assistir à aula instrucional PIM VIII. 2° Assistir aos vídeos da Unidade I, disponíveis na plataforma. 3° Assistir aos vídeos da Unidade II. 4° Participar do fórum com orientador para tirar dúvidas e entender como funcionará o jogo. 5° Início das etapas do jogo. Obs. 1. Ao acessar a ferramenta, siga cada uma das dicas na tela de apresentação, clicando no botão Próximo, pois isso será importante para que você conheça as funcionalidades da ferramenta. As rodadas podem oscilar de oito a dez períodos.

3. 1ª ETAPA DO JOGO Essa etapa é a que chamamos de “etapa da preparação”. Como atuar nessa etapa? Nessa etapa, os alunos não tomam decisões; o objetivo é inteirar-se do cenário do jogo. Os alunos estarão buscando informações para começar a planejar e tomar decisões. Estarão se preparando para a disputa no mercado. O aluno deve... Buscar informação sobre o que é o produto vendido, as regras de vendas, os locais de implantação da empresa, as regras de investimento, o valor disponível para investimento, os custos de cada área, os pontos positivos e negativos de cada uma das áreas, as regras de atuação com o dinheiro disponível, os custos da falta de dinheiro, as regras de contratação de funcionários, os investimentos em m arketing etc. Será uma atividade de leitura, de busca de informação.

4 . PARA AUXILIAR O ALUNO NESSA ETAPA Contato com os orientadores – três horas por semana de orientação. O aluno terá duas formas de orientação: Chat – uma hora com pelo menos um representante de cada empresa. E outras duas horas no correio interno do sistema.

5

Manual PIM VIII

Nessa etapa, o orientador fará com que o aluno entenda o cenário da empresa, o que é o produto, quais as condições mercadológicas, quem são os concorrentes etc. (Esse conteúdo é exatamente o que temos na Unidade II). Obs. Reforço: nessa etapa, não serão tomadas decisões; o objetivo é somente inteirar-se do cenário. Essa fase é chamada de preparação.

5. 2ª ETAPA DO JOGO Essa é a etapa que chamamos de “Planejamento”. Após o conhecimento do cenário, os alunos podem iniciar o planejamento estratégico da empresa, que se divide em alguns passos: Diagnóstico Deve acessar o ícone:

E entender que o diagnóstico é indispensável. Nenhum empreendedor realiza investimentos sem antes construir uma visão panorâmica e uma compreensão em relação ao ambiente no qual a empresa irá atuar. Essa etapa é um processo de planejamento e, portanto, as decisões poderão ser alteradas na etapa seguinte: “Implementação”. Utilize o menu de ícones abaixo para elaborar o Diagnóstico.

Ao clicar em Mercado, haverá fatores relevantes para apontar ameaças e oportunidades. Os apontamentos deverão ser feitos para todos os fatores indicados, por exemplo: Ao clicar no primeiro fator, “Mercado”, será aberta uma tela com explicações sobre as características do mercado. Assim, poderão ser avaliadas as ameaças e oportunidades presentes em cada um dos mercados nos quais é possível trabalhar. Ao ler essas informações, insira as ameaças e clique em Adicionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com