TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Por:   •  30/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

1º Identificar a ideia central do texto.

A ideia central do texto é mostrar através de conceitos de alienação, mais-valia, valor, entre outros, como o homem foi explorado e como ele se comportou diante do surgimento do capitalismo.

2º Extrair 3 argumentos que sustentam a ideia central.

“Marx absorveu esse sentido, dizendo que a indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienam ou separam o operário dos “meios de produção” e do fruto de seu trabalho que se tornam propriedade privada do empresário capitalista.” Pag 64.

“O capitalismo vê a forca de trabalho como uma mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é a única capaz de criar valor.” Pag. 66.

“Visualiza-se, portanto, que uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salário, e outra é o quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia.” Pag. 68.

3º Para cada argumento um comentário.

• O operário olha o que ele produz com certo distanciamento, porque ele não o dono, não existe um vinculo entre o objeto produzido e o operário, e muitas vezes o que ele ganha não dá nem para ter o que ele produz.

• O trabalho é uma mercadoria, porque, assim como todas as outras mercadorias existe a relação de troca, onde o capitalista precisa da força de trabalho e o operário precisa do salário, porém essa troca é a única capaz de produzir algo de verdadeiro valor para o capitalista.

• O homem não recebe o salário pelo valor real do seu trabalho, porque o trabalhador sempre produz a mais do que ele ganha de fato. O capitalista precisa obter o lucro, e isso só ocorre quando o operário produz para ele mais do que ele investiu na contratação, na matéria prima, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com