TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAYOUT: Um artigo sobre como o ambiente de trabalho influencia na produtividade da empresa sob a perspectiva de Sociedade em Redes

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

LAYOUT: Um artigo sobre como o ambiente de trabalho influencia na produtividade da empresa sob a perspectiva de Sociedade em Redes

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa propõe aprofundar as possibilidades do fenômeno da influência da estrutura de redes no do ambiente de trabalho de modo a contribuir na produtividade de uma empresa. Franco (2012) diz que dentre as possíveis estratégias para manter pessoas, a área de Gestão de Pessoas, pode valer-se da manutenção do ambiente, relacionado com as relações de trabalho. Com o intuito de obter melhores resultados, a empresa monitora e avalia a produtividade de cada colaborador assegurando que todas as medidas tomadas reflitam na melhor produtividade de cada um do departamento e da empresa como um todo.

Um dos seis processos de gestão de pessoas refere-se a manter pessoas, na organização. Isto consiste em instituir boas condições ambientais e psicológicas (CHIAVENATO, 2010). O layout, definido como disposição de postos de trabalhos, pessoas e área de circulação que ocupam o ambiente de trabalho, deve ser elaborado de modo que a produtividade atinja o seu melhor nível e otimize o ambiente de trabalho (ROCHA, 1995). Para que a rede de pessoas melhore sua produtividade e alcance suas metas é necessário que a produtividade de cada participante alcance sua meta individual (LUCENA, 1992). A satisfação e alta produtividade dos funcionários das empresas podem ser alcançadas se o espaço de trabalho estiver organizado adequadamente à rede de pessoas. Posto isso, verificou-se como a sociedade em rede influencia o layout, e este a produtividade. A preocupação em melhorar as condições de trabalho deve estar associada a preocupação com a produtividade e em como maximizá-la para atingir os resultados esperados para rentabilidade da empresa, conquista e permanência no mercado. Haynes (2008) diz que há influência dos layouts de serviços (especificamente de escritórios) no aumento da produtividade dos funcionários. As diretrizes para monitorar e avaliar a produtividade, devem ser inspiradas no reconhecimento da produtividade de cada pessoa de acordo com a condições fornecidas, para o alcance dos objetivos traçados pela empresa. (LUCENA, 1992)

Muther (1973) desenvolveu o sistema SLP (Systematic Layout Planning – Planejamento Sistemático de Layout) em que um dos três elementos fundamentais para a elaboração do Layout é o de Inter-relações – grau relativo de dependência ou proximidade entre as atividades e funcionários, situação verificar por um diagrama de inter-relações ou Sociedade em Redes. NEsta pesquisa aprofunda-se, sob a perspectiva da Sociedade em Redes, como o ambiente de trabalho de cada setor da empresa influencia a produtividade do próprio setor e dos outros setores. Estes departamentos são de diferentes áreas da empresa e estão interligados pela necessidade da continuidade dos processos e atividades entre eles. Existe interdependência entre departamentos - a demanda de um departamento depende do que é solicitado pelos outros dois dada a complexidade das tarefas neles realizadas.

Esta pesquisa pretende contribuir para o estudo teórico da relação entre os construtos: layout do espaço de trabalho, Sociedade em Redes e produtividade, através de pesquisas realizadas a respeito destes construtos conforme ROCHA (1995) e SLACK (1996) sobre layout e CASTELLS (2005) sobre Sociedade em Redes, e ainda, será estabelecida uma relação entre eles, como é verificado por MUTHER e WHEELER (2000) no sistema SLP – Planejamento Simplificado de Layout.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Esta pesquisa aprofundou-se sobre os construtos de Layout e Sociedade em Redes sob pesquisa explanatória visto que o conhecimento sobre os construtos é vasto, porém esta pesquisa foi ampliado a relação entre eles pois não há muitas pesquisas a respeito de como a estrutura de redes influencia no layout de uma empresa e consequentemente na sua produtividade. A abordagem teórica, qualitativa e também indutiva que começa na teoria para realizar proposições aliadas com a pesquisa do tema, em que, segundo BANSAL; CORLEY (2012) faz-se necessário que o autor ou pesquisador que use a pesquisa qualitativa relate com detalhes as fontes e análises obtidas. A abordagem do problema desta pesquisa será qualitativa pois de acordo com GIL (2002) será analisado o conteúdo e discurso sem mensurar valores específicos, mas sim a qualidade da produtividade influenciada pela estrutura de redes e layout.

Para esta pesquisa serão investigados os construtos layout e Sociedade em Redes, segundo alguns autores como ROCHA (1995), SLACK (1996), NADLER (1994), LUCENA (1992), OLIVEIRA (2012), ARAUJO (2009), NOHRIA E ECLES (1992), PORTER (1998), CASTELLS (2005), TIC. HY, TUSHMAN. Além dos autores mencionados foi realizada uma busca na base de dados Spell uma biblioteca eletrônica que é um repositório de artigos científicos e acesso a informação técnico-científica. Conforme Tabela 1 forem pesquisadas como palavras-chave de pesquisa: Organização e Métodos, Redes Inter organizacionais, Produtividade e Desempenho, Layout e Sociedade em Redes, com os filtros: 1) Resumo; 2) Período de publicação: Sem especificar data; 3) Período de publicação: “De: Janeiro de 2008 Até: Janeiro de 2018”; 4) Período de publicação: “De: Janeiro de 2013 Até: Janeiro de 2018”; 5) Tipos de Documento: Artigos; 6) Área de Conhecimento: Administração; 7) Idioma: Português.

Tabela 1 – Pesquisa na base Spell pelas palavras-chave[pic 1]

Fonte: Elaborado pelo autor em 2018.

Após este resultado, foi possível verificar em todas as palavras buscadas, a frequência foi diminuindo ao restringir o período de publicação para 10 e 5 anos. No decorrer da pesquisa para o artigo percebeu-se que um dos artigos encontrados tinha as palavras-chave em comum Layout, Produtividade e Organização, sendo este sob o título "Proposta de Melhoria de Layout como Fator para a Otimização do Processo Produtivo”, publicado em Junho de 2017 e elaborado pelos autores GERLACH; SILVA; SANTOS; ADAMY; GARLET (2017). Dos autores que escreveram sobre Layout o autor WEIL, Kurt E. (1967) tem um artigo publicado em dois idiomas, português e inglês, sob os títulos “Planejamento do layout, sistema SLP” e “Plant layout and design”, que abrange e cita o sistema SLP (Systematic Layout Planning – Planejamento Sistemático de Layout) desenvolvido por Muther (1973).

A partir da pesquisa realizada para o desenvolvimento do artigo dois construtos surgem em destaque, como Layout e Sociedade em Redes.

2.1 Layout

Definir o layout é decidir o local onde colocar instalações, máquinas, equipamentos e pessoas. Layout define-se como a disposição física de postos de trabalho, equipamentos, pessoas, áreas de circulação e outras áreas que ocupam espaço no ambiente de trabalho, organizando-os de a maximizar e otimizar o ambiente de trabalho (ROCHA, 1995), conforme exemplificado na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (575.8 Kb)   docx (376 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com