TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L&Construção Desafio Profissional

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.457 Palavras (14 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO - GO

DESAFIO PROFISSIONAL 1º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO

“TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.”

Tutor(a): Janaina Saboia

Bruno Rodrigues RA:

Diêgo Santos Queiroz RA:

Fabricia Santos RA:

Mônica Ferreira RA:

Suelen Coelho RA:

VALPARAÍSO DE GOIÁS

03 de Novembro 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Diante das mudanças climáticas do nosso meio ambiente, a cada dia tornasse necessário que todos trabalhem em prol de garantirmos que teremos um planeta que seja possível sua habitação. Com recursos naturais ficando escassos com o passar dos anos, esta preocupação com o meio ambiente tem atingido as empresas para assim garantirem que estaremos realizando um trabalho em conjunto.

A empresa L&Construção que atua no ramo de Construção Civil está buscando realizar sua contribuição para o meio ambiente. Diante destas necessidades de garantir um crescimento sustentável, que agregue como um diferencial no mercado, visando valorizar sua marca e garantir um progresso em seus lucros, as empresas tem buscado esses diferenciais implantando a Gestão Ambiental em suas atividades diárias.

A palavra sustentabilidade possui muitas definições, mas, existem três definições que foram baseadas no chamado Tripé da Sustentabilidade , que são: no aspecto econômico, ambiental e sociocultural.

Iremos explanar os impactos que deste setor no meio ambiente e também o que cada um destes itens influenciam na vida empresarial, visando esclarecer o a sua abordagem, quais são seus impactos competitivos e para o meio ambiente e também iremos sugerir ações de implantação, de acordo com a realidade do ramo de atuação da L&Construção.

OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE

Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros. Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer durante o desenvolvimento da obra e principalmente depois que a obra estiver pronta, afinal, se não forem adotadas práticas ecológicas na construção, a casa, apartamento ou outro poderá consumir muito energia elétrica, água e não aproveitar alguns recursos como a água da chuva, reaproveitar alguns tipos de uso da água em casa, tratar de forma inadequada o lixo, entre outros. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria. A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United NationsEnvironmentProgramme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

Resíduos e Canteiro

Apoderando-se dos recursos naturais, o setor é também, entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos. Segundo Diana Scillag, diretora do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável -, de tudo o que extrai da natureza, apenas 20% e 50% das matérias-primas naturais são realmente consumidas pela construção civil. Dados revelam que o volume de resíduos gerado (entulho de construção e demolição), chega a ser duas vezes maior que a obra final. A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limitem tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de “clinquer” (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares, gerando lixo sólido urbano.

Energia e Água

Hoje, aproximadamente 40% da energia mundial são consumidas pelos edifícios. De acordo com o comitê temático da água do CBCS, a construção civil é responsável por exorbitante parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região, podendo chegar a 84%.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA – PLANOS DE AÇÃO

Que a construção civil é uma das principais molas propulsoras da economia brasileira, isso é inegável. Ela é responsável por 63% da formação bruta de capital e 15% do PIB. Apesar de sua indiscutível importância para o desenvolvimento do país, uma das maiores dificuldades para implantação da sustentabilidade nesse setor, diz respeito à falta de iniciativas públicas, seja de infraestrutura, seja tributária, o que acaba elevando, e muito, o custo final de uma obra.

Mesmo com o custo ainda elevado, o tempo de retorno relativamente longo, o setor de construção sustentável oferece excelentes oportunidades de negócios. Uma construtora que possua uma das certificações sustentáveis destaca-se entre os concorrentes.

No mundo atual, já aparecem diversas certificações, como a americana LEED (Leardership in Energy and Environment), a francesa HQC (Haute Qualité Environment). No Brasil, existe a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com