TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA E VALOR PARA O CLIENTE: VALOR DE LUGAR, TEMPO, QUALIDADE E INFORMAÇÃO

Por:   •  21/11/2020  •  Monografia  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Logística é um conceito extremamente importante e que permeia toda historia da humanidade, que foi se estruturando nos processos de produção, como fabricas e serviços, e nos processos de reprodução, que são os locais que permitem que a humanidade se reproduza. Assim, se tornou essencial a conexão entre a produção e a reprodução. Surgindo a logística propriamente dita, que nada mais é o processo de planejar e controlar os processos de transportes e armazenagem de mercadorias, incluindo serviços e informações conectadas desde o ponto de origem até o ponto final de consumo com a finalidade de satisfazer as exigências do cliente.

Com o decorrer da historia a logística deixou de ser apenas interesse dos das empresas e organizações, mais também se pode dizer que mesmo inconsciente também é de grande interesse para os consumidores e clientes. Pois é através dela que se agregam valores para os clientes como o valor de tempo, valor de lugar, valor de qualidade e valor de informação.

As empresas que visam esses valores como essenciais em seus processos produtivos, desde o inicio até o fim, que abrange desde a solicitação do cliente, a compra das matérias primas, a armazenagens de produto acabado, a entrega, o prazo combinado com o cliente desde o primeiro, orando o que foi oferecido e proposto no inicio da negociação e sobre tudo cumprindo com o combinado, essas empresas já possuem um diferencial de mercado, gerando esses valores fazendo com que, em comparação aos seus concorrentes, tenham um grande diferencial e se destaque mais que eles.

Podemos concluir que no mercado competitivo atual ....

1.1 O PROBLEMA

Quando as empresas se munem das melhores práticas de logística e tem um plano de sua cadeia logística, isso faz com que ela, ofereça a seus clientes um atendimento de mais valor. Assim conquista vantagens de valor, em cima de seus concorrentes. E estabelece um relacionamento benéfico com o seu consumidor. Diante disso, como a logística empresarial gera valor de lugar, valor de tempo, valor da qualidade e valor da informação para o cliente?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Entender como a logística empresarial pode gerar valor ao cliente ao compreender o valor de lugar, tempo, qualidade e informação, além de discutir as vantagens que geram diferenciais competitivos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conceituar o que é logística empresarial e valor para o cliente;

• Entender as formas de oferta de valor de lugar, tempo, qualidade e informação nos produtos e serviços; e

• Descrever quais vantagens desses valores de lugar, tempo, qualidade e informação, e explicar como agregam maior valor aos clientes e com isso se conseguem um diferencial competitivo.

3 JUSTIFICATIVA

A logística empresarial tem o potencial de criar valores nos produtos e serviços, dentre eles: o valor de tempo e lugar. Ambos estão ligados diretamente um ao outro, pois, basicamente é quando se entrega o produto no lugar correto com o prazo de entrega comprido, conforme o solicitado.

Este trabalho é relevante, pois contribuir para o conhecimento da importância de uma logística empresarial focada em agregar valor ao cliente, ao entender que o valor de lugar só será possível quando o produto chegar ao cliente de forma eficiente, cumprindo as regras de entrega, principalmente prazo já estabelecido, que gera valor de tempo.

Este projeto tem como objetivo mostrar a importância de se agregar valor ao cliente, destacando os valores de lugar e tempo, e como as empresas podem conseguir vantagens competitivas em cima de seus concorrentes, conquistando assim, os seus clientes. Desta maneira espera que esse trabalho favoreça futuras pesquisas no campo da logística, e que possa contribuir para o desenvolvimento empresarial.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

4.1 CONCEITO DE LOGISTICA

A princípio pode observar a logística durante a guerra, onde os militares organizavam vários tipos de matérias de muita importância, como alimentos, vestuários, medicamentos, armas e todos os outros suprimentos necessários.

Segundo Webster’s New Encyclopedic Dictionary (1993, pág. 590) citado por Ballou (2006, pág. 27) ‘ O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.

Em virtude do fim da 2° Guerra mundial, necessitou grande movimentação de todos os gêneros de mercadorias, para acelerar e começar estabelecer o desenvolvimento do mundo. Começou freneticamente as produções, a fim de suprir a necessidade. Com o passar dos anos o mercado ficou cada fez mais rígido, sendo necessário aprimoramento da logística.

Segundo CSCMP, o conceito de logística é:

É o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem – de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos – de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com