TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA HOSPITALAR: OS IMPACTOS DA BUROCRACIA NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO HOSPITALAR

Por:   •  10/9/2016  •  Artigo  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE LOGISTICA

LOGÍSTICA HOSPITALAR: OS IMPACTOS DA BUROCRACIA NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO HOSPITALAR

Professor Orientador: Flávia Chinelato

                                        

Aluno: Leandro Batista Leal

Contagem, 2012


Resumo

A logística vem avançando com o passar do tempo em todos os seguimentos da administração em geral, e junto com ela muitas praticas organizacionais como a gestão da cadeia de suprimentos e a burocracia estão se aperfeiçoando para a melhor gestão. Este estudo tem por objetivo explorar o contesto hospitalar, visando entender os impactos da burocracia e seus pontos positivos e negativos e suas consequências não só para a instituição hospitalar, mas principalmente pelos seus clientes onde as ações refletem diretamente à vida. E para isso foi feito um estudo de caso na instituição do IPSEMG( Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais).

Palavras Chaves: Cadeia de Suprimento, Impactos, Burocracia, Gestão Hospitalar.

1- Introdução

Tendo em vista a importância da logística em diversos setores da administração, este estudo tem por objetivo descrever os impactos da burocracia na gestão da cadeia de suprimento hospitalar, onde segundo Max Weber burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Mas como alcançar esta adequação dos meios aos objetivos pretendidos dentro do contexto hospitalar, onde o impacto é diretamente ligado a vida?

Este trabalho visa responder a seguinte pergunta: Quais os impactos da burocracia na gestão da cadeia de suprimento hospitalar?

A gestão de cadeia de suprimento no segmento hospitalar se difere muito dos demais, pois se uma linha de produção automotiva para por falta de material o fornecedor é punido (se a culpa for dele) logo paga uma multa dependendo do tipo de contrato, a empresa perde em produtividade, mas logo o material volta para linha de produção e a operação continua, mas não se pode ter este tipo de visão quando se trata não de carros, mas sim da saúde.

Segundo Washington Luiz e Rodrigo Anidro autores do artigo “O Gestor Hospitalar e sua Atuação Frente ao Suprimento de Materiais“(2010) a lentidão nos processos administrativos presenciada nos serviços de saúde no Brasil é apontada como problema crônico, gerando formalidade nas comunicações, excessiva burocracia, apresentando serviços que não satisfazem os colaboradores externos.

Desta forma para ter um equilíbrio na cadeia de suprimento hospitalar quanto à quantidade em estoque o tempo de entrega do fornecedor o giro do material e não menos importante o custo do material se faz necessário a burocracia para poder mapear os processos supervisionar os pedidos gerenciar stakeholders e acima de tudo zelar pela vida.

O objetivo geral do presente artigo é Identificar impactos da burocracia na gestão da cadeia de suprimento hospitalar

O artigo também terá os seguintes objetivos específicos: Identificar processos necessários para compra. Analisar o lead time de pedidos. Avaliar o espaço físico do Armazém e Identificar como a área hospitalar reage à ineficiência.

2. Fundamentação teórica

2.1 Burocracia

A burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões (Machado, 2003).

Segundo Renato Cancia a burocracia é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessário ao funcionamento do sistema. (Renato, 2012)

O termo "burocracia" surgiu na segunda metade do século 18. A principio foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos. Eles eram responsáveis por várias áreas relacionadas aos interesses coletivos da sociedade, como as forças armadas, a polícia e a justiça, entre muitas outras.

2.1.1 Benefícios da burocracia segundo Weber

Pode-se compreender que para uma organização se manter consolidada em qualquer ramo de atividade é fundamental ter regras, procedimentos padrões, para que se tenha um controle e uma visão da organização onde de para vê todos os pontos com clareza.

Max Weber resalta algum pontos positivos na burocracia

  • Constancia
  • Rapidez nas decisões
  • Prescisão na definição de cargo
  • Racionalidade
  • Uniformidade de rotinas e procedimentos
  • Confiabilidade
  • Continuidade da organização

2.1.2 Disfunções da burocracia

O termo burocracia é mais usado para retratar o lado mau de um processo como:

  • Superconformidade as rotinas e procedimentos, a burocracia baseia-se em rotinas e procedimentos para garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera.
  • Resistência a mudanças, toda a possibilidade de mudança na organização tende a ser interpretada como algo que pode trazer perigo à sua segurança e tranquilidade.
  • Dificuldade         no atendimento a clientes e conflitos com o publico, os clientes são atendidos de forma padronizada, de acordo com um regulamento e rotina, irritando o publico.
  • Excesso de formalismo e papelório, a necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações dentro da burocracia.
  • Categorização como base no processo decisório, quem tomo as decisões é sempre quem ocupa o cargo mais alto, mesmo que ele não saiba a repeito do problema a ser resolvido.
  • Internalização das regras e apego aos regulamentos, as diretrizes da burocracia são emenadas através das normas e regulamentos.

2.2 Gestão da cadeia de suprimento

A gestão da cadeia de suprimentos tem, desde o final dos anos 80, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia de suprimento é mais abrangente que o conceito de logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com