TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA DE RESIDUOS DOMESTICOS: BAIRRO ALTO DO JUCÁ NA CIDADE DE IGUATU

Por:   •  19/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

 ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE AMÉLIA FIGUEIREDO DE LAVOR

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

LOGÍSTICA REVERSA DE RESIDUOS DOMESTICOS: BAIRRO ALTO DO JUCÁ NA CIDADE DE IGUATU

ANA CLARA QUEIROZ DE CARVALHO

ÁVINA VÉRCIA HENRIQUE MARTINS

VITÓRIA ALMEIDA SANTOS

IGUATU - CEARÁ

MAIO/2017

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................5

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................6

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................7

5- METODOLOGIA......................................................................10

6- CRONOGRAMA.......................................................................11

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................12

8- ANEXOS..................................................................................14

1- INTRODUÇÃO  

           

Segundo o portal Gestão da Logística (2012) a  palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher que envolve habilidades de cálculo e de raciocínio lógico, ou seja, fazer as contas certas agindo de maneira lógica e inteligente.

Na década de 1940 a logística era aplicada apenas a grandes corporações militares. Somente na década de 1980 é que a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pela globalização, pelo grande uso de computadores na administração e pelas mudanças sucessivas na economia mundial.

A logística reversa aplica a responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. ”

O município de Iguatu localiza-se no estado do Ceará a 380 km de Fortaleza, possui uma população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 102.013 mil habitantes, na qual possui uma área territorial de 1.029.214 km² com densidade demográfica de 93,76 hab/km², seu IDH é de 0,677, enquanto no Brasil o IDH é de 0,727.

O bairro Alto do Jucá localiza-se na zona urbana no município, o bairro possui um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade a ponte metálica e a ponte Demócrito Rocha ambas sobre o rio Jaguaribe, importante rio do nordeste. Segundo o censo 2010 o bairro é o 3° mais populoso do Iguatu com 4.583 habitantes.

A localidade do Alto do Jucá possui diversos comércios do ramo alimentício, automobilístico e de beleza além de possuir 89.7% dos domicílios ocupados. Os moradores do bairro diariamente produzem lixos através do consumo de bens e dejetam esses resíduos nos dias de coleta do lixo (Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira), na qual muitos dejetos são descartados incorretamente por não possuir coleta seletiva na cidade. A coleta do lixo por vezes é falha e não passa no dia correto o que acaba em resíduos espalhados pelas ruas do bairros, na qual animais de rua  alimentam-se do lixo. O resíduos espalhados causam diversos impactos ambientais tais como: proliferação de doenças, lixo no esgoto e despejo de resíduos no rio Jaguaribe.

2- OBJETIVOS      

           

2.1 Objetivo geral

           Realizar uma análise e diagnostico dos procedimentos adotados e inovar com novos procedimentos rompendo com velhos hábitos e costumes, realizando um tratamento adequado com os resíduos residenciais do bairro.

2.2 Objetivos específicos

  • Identificar os problemas com tratamento dos resíduos residenciais da localidade do Alto do Jucá;
  • Propor a aquisição de coletores seletivos em cada rua da localidade, além de um plano em conjunto com a comunidade de divulgar os novos métodos adotados e a conscientização da importância do respeito ao meio ambiente e a higiene do local;
  • Explicar o novo plano de tratamento de resíduos do bairro aos funcionários da coleta e demonstrar os benefícios do processo.

3- JUSTIFICATIVA  

 

A maior importância da realização consiste principalmente em resolver o problema existente com a má gestão do bairro Alto do Jucá com relação a coleta de lixo, pela falta de conscientização da população da comunidade sobre o benefício dos resíduos, inovando nos procedimentos reduzindo custos e tornando o local limpo, livre de insetos, causadores de doenças na localidade.

Todos os moradores do bairro Alto do Jucá, visitantes e funcionários públicos que trabalham na região, terão um ambiente limpo, livre de insetos higiênico, se no futuro poder ser eliminado um ponto de coleta de lixo da prefeitura, podendo então reaproveitar todos os resíduos produzidos pelos moradores do bairro, e assim diminuindo o grande acumulo no lixão da cidade (Iguatu-Ceará), podendo tornar o bairro um exemplo para que outros lugares sigam o mesmo caminho, evoluindo a comunidade.

 4- REVISÃO TEÓRICA    

     

4.1 Logística

Segundo Moraes (2010), a logística é o conjunto de atividades que planejam a quantidade do que se deve ter em um local e no momento que se existe a procura. A logística envolve o movimento dos produtos tais como: localização das fábricas e entrepostos, abastecimentos, gestão física de produtos em curso de fabrico, embalagem, formação e gestão de estoques, manutenção e preparação das encomendas, transportes e circuitos de entregas.

4.2 Logística Reversa

Segundo Leite (2003), a logística reversa acontece de acordo com canais diretos nas quais os fluxos destes vão desde de matérias primas (primárias) até o mercado. Esse processo pode ser realizado em diversos tipos comerciais tais como: atacadistas, varejistas e distribuidores. Os canais reversos se definem em duas situações definidas como reversas de pós-venda com pouco ou nenhum uso, com possibilidade de reinseri-lo no ciclo comercial (negócios), e pós-consumo de bens e materiais com a vida útil, descartada pela sociedade e que fazem seu fluxo inverso. São realizados serviços de coleta, triagem, reciclagem e distribuição após todo o processo sendo classificada como matéria prima secundária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com