TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DANOS CAUSADOS A ORLA DE MANAUS POR RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 14

OS DANOS CAUSADOS A ORLA DE MANAUS POR RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS

Ao longo da história, sempre houve certa preocupação quanto ao relacionamento sociedade-natureza, bem como prejuízos causados pela ação humana nos ambientes naturais. Mas essas eram preocupações isoladas, desconectadas. Os primeiros estudos ecológicos de caráter científico começaram a ser feitos a partir da segunda metade do século XVIII.

Entretanto, somente depois da segunda guerra mundial, principalmente a partir dos anos sessenta, os problemas de ordem ambiental passaram a ser encarados como extremamente graves.A partir desse período ,as discussões ambientais tornaram-se mais freqüentes,assumindo cunho científico mediante realização de analises criteriosas ,de pesquisa laboratóriais  e de estudos acadêmicos coordenados por pesquisadores e cientistas em diferentes países.

Diante de inúmeras catástrofes ambientais, pessoas e instituições começaram a perceber que o ambiente não suportaria a intensidade da agressão humana .Iniciou-se ,então um processo de mobilização em torno da questão ambiental,o qual se expandiu e se consolidou por meio da divulgação de estudos científicos ,da publicação de livros sobre o tema e da realização de conferênciais que, entre outras questões alertam a humanidade de que a degradação do ambiente  comprometeria a manutenção da vida terrestre .Nesse período surgiram instituições e movimentos ecológicos com o objetivo de gerar mudanças nas posturas de empresas e de governos,os quais passaram a elaborar leis de proteção ambiental(inclusive as que determinam a criação de unidades de conservação)e a incluir o estudo ambiental nos meios educacionais .

Razões não faltaram para que a partir dos anos 80 a questão ambiental na Amazônia despertasse o debate no âmbito nacional e internacional. Grupos e entidades pressionam o governo em relação ao desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, inclusive dos projetos que incluem a exploração de sua biodiversidade, estão aquém de conciliar desenvolvimento social e conservação ambiental. O Brasil, de acordo com o princípio 21 da declaração  de Estocolmo –“Os Estados tem direito soberano de explorar seus próprios recursos,de acordo com sua política ambiental”-cria em 31 de agosto de  1981-Lei nº6.938:Política nacional do meio ambiente.Nela são abordados conceitos ,princípios,objetivos instrumentos ,penalidades,seus afins,mecanismos de formulação e aplicação .Institui o  Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Conselho Nacional do Meio Ambiental(Conama).

[pic 1]

FIGURA. 1 Representando Carta de Belgrado ,simbologia seus resultado na Educação Ambiental.

Assim surge a Educação Ambiental, com as seguintes finalidades descritas na Carta de Belgrado, onde foram divididos os seguintes objetivos: participação, competência, capacidade de avaliação, conscientização, conhecimento e comportamento.

A educação ambiental deve ser inserida em todas as oportunidades de educação do ser humano ,é o observar,não gostar do que se vê e querer melhorar ,ou melhor,querer e partir pra ação.É preciso educar a população para saber consumir ,para saber lidar com o resíduo.

Em Manaus, o que é percebido é o descaso em todos os níveis. Há locais em que inexiste coletor e a população é obrigada a acumular e esperar a coleta, outros lugares em que há coletores, mas o poder público desconhece o resíduo gerado nesse ambiente  e torna a coleta ineficiente.

O papel de cada um: gerenciar os resíduos - definição e classificação:

*”Lixo: ‘‘é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora; coisas, inúteis, velhas e sem valor”.

*Resíduo sólido: ”restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no Estado solido, semissólido 1 ou liquido 2,desde que não seja passível de tratamento convencional”.

1-entende-se como  substancia ou produtos semissólidos todos aqueles com teor de umidade inferior a 85%.

2-válido somente para resíduos industriais perigosos.

A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos:

[pic 2] 

FIGURA. 2 Esses tipos de lixo domésticos são muitos comuns nas feiras e ruas de Manaus.           

Lixo doméstico ou residencial                                                  

Lixo comercial

Lixo público

Lixo domiciliar especial

Entulho de obras

Pilhas e baterias

Lâmpadas fluorescentes

Pneus

Lixo de fontes especiais

Lixo industrial

Lixo radioativo

Lixo de portos, aeroportos e terminais

Lixo agrícola

Resíduos de serviço de saúde

Os resíduos se classificam conforme a natureza física (seco, molhado),composição química(orgânica,inorgânica),potencial de risco(explosivos,gases,líquidos inflamáveis).As características variam conforme aspectos sociais,econômicos,culturais(datas especiais),geográficos e climáticos.

A classificação de resíduos segundo a NBR 10.004:2004, os resíduos sólidos quanto mãos seus riscos potenciais ao meio ambiente,a saúde pública,são:

Resíduos classe I- perigosos

Resíduos classe II - não perigosos

Resíduos classe II A- não inertes

Resíduos classe III- inertes

Manaus e sua Orla

Manaus é banhada pelo rio Negro ,que apresenta uma área aproximada de 700.000km2  por mais de 1.000 km de extensão,sua cor é oriunda  da drenagem de solos ricos em solutos húmicos dissolvidos,provenientes de matérias orgânicas em decomposição ,e que compõe cerca de 50% do material orgânico solúvel,sendo responsável pelas características físico-química das águas do rio Negro que refletem  a uma baixa condutividade  e ph ácido(entre  4.0 e 5.5).A subida do rio Negro começa por volta de dezembro e  atinge o valor máximo em meados  de junho.A vazante começa por volta de julho e atinge maior nível novembro,de acordo com as medidas do rio Negro em Manaus

Em frente a cidade de Manaus chega a atingir 12km de  largura e a 100 de profundidade ,no entanto a velocidade é baixa ,cerca de 3km/h.Na orla de Manaus ,esta sob a influência de tributários urbanos ,que recebem grandes cargas de esgoto domésticos ,industriais e lixo, ocasionados pelo crescimento da cidade.Esse crescimento se deu principalmente devido a grande imigração ocorrida nas ultimas décadas ,em virtude da criação da Zona franca de Manaus ,o que atraiu pessoas de todos os estados,principalmente do interior do próprio Amazonas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (611.8 Kb)   docx (444.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com