TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lava jato

Por:   •  1/11/2015  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Caros alunos, o tema para o forum avaliativo é de conhecimento geral, quero que falem sobre o tema "OPERAÇÃO LAVA JATO".

Peço que façam pelo menos duas inserções, independente de algum outro colega fazer sua manifestação.

Postagem 1:

Começou em 2009 com a investigação sobre lavagem de dinheiro tendo deputados e doleiros como Youssef envolvidos, o mesmo já era investigado na época por outros processos também de lavagem de dinheiro. Em 2013 a operação ganha nome de operação lava jato, pois foi descoberto durante a investigação um posto de combustível de fachada que era usado na lavagem de dinheiro, foi descoberta a doação de um carro de luxo ao ex – diretor da Petrobras Sr. Paulo Roberto.

Na primeira fase da operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão, prisóes temporárias e preventivas. Já na segunda fase o ex- diretor da Petrobras foi preso após escutas telefônicas e monitoramento de dados bancários no exterior. Os documentos recolhidos revelaram um grande esquema de corrupção dentro da Petrobras. Paulo após ter alguns bilhões bloqueados na suíça resolveu através de um acordo de delação premiada, auxiliar na apuração dos fatos e em troca recebe alguns benefícios, até Youssef resolveu colaborar, foi a partir desse momento que as investigações deslancharam, descobriu-se que grandes empreiteiras como Camargo Correa, Queiroz Galvão e ate Odebrech faziam parte do esquema, no total 23 pessoas de diversas empreiteiras foram presas, inclusive Nestor Serveró ex-diretor da área internacional da Petrobras preventivamente.

Esse trabalho vem sendo feito com apoio do Ministério Publico Federal e da Policia Federal. O que chama atenção é que mesmo sendo investigado o esquema não foi abolido, ainda existem casos recentes de fraudes em licitações.

Postagem 2:

Luiz Inácio Lula da Silva também vai depor na operação lava jato, na condição de testemunha, hoje a operação tem 39 investigados onde a finalidade é juntar provas de que existe uma organização criminosa na Petrobras, com desvio de dinheiro publico e pagamento de propina a políticos. Também irão depor o ex-senador Francisco Dornelles, o ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff José de Filippi Junior e, também de representantes de construtoras como Queiroz Galvão, Camargo Correa, Galvão Engenharia, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com