TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lava Jato Análise

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 9

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DAYWYSSON RONNY

ESAÚ MEDEIROS

RELATÓRIO LAVA-JATO CENTRAL CAR

CAICÓ

2015


INTRODUÇÃO

A segurança no Trabalho desponta no cenário atual como uma área de grande importância. Várias empresas estão enxergando que devem cuidar da saúde de seus funcionários, preocupando-se com as condições de trabalho as quais seus empregados estão expostos.

Pensando nisso, é interessante analisar a realidade das pequenas empresas, e para isso, na tentativa de trazer uma condição melhor para os trabalhadores, escolhemos uma empresa situada na cidade de Caicó-RN, que desenvolve prestação de serviço de lavagem automotiva, conhecida por todos como lava-jato.

A visita se propõe em fazer uma análise descritiva das condições de trabalho, da estrutura disponível, do modo de trabalho, das condições ambientais, da organização da empresa. Demostrando com apoio das Normas Regulamentadoras (NR,s) possíveis falhas ou irregularidades e assim propor melhorias e adequações.

Desta forma pretende-se com o relatório reconhecer e descrever as principais atividades de uma empresa de lavagem automotiva, as irregularidades presentes, o modo de trabalho e assim, pela análise da empresa poder demonstrar não só as irregularidades, mas os pontos positivos, bem como uma visão geral sobre as normas ambientais que devem ser aplicadas a estrutura ali presente e propor melhorias a uma adequação a saúde, segurança e higiene do trabalhador.


DESEMVOLVIMENTO

No dia 4 (quatro) de agosto de 2015 (dois mil e quinze) fizemos uma visita técnica ao Lava-jato Central Car. O lava-jato está localizado na Rua General Dantas, S/N, Bairro Centro. Estando as margens do Rio Seridó.

Funciona todos os dias, das 07h00min ás 11h00min e das 13h00min às 17h00min com 7 (sete) empregados informais, mais o dono, totalizando 8 (oito) pessoas trabalhando no local.  

Dito isto, para um melhor entendimento, dividimos a analise do local em três áreas (Setor de Lavagem, Setor de Secagem e Limpeza e local do poço artesiano) e em cinco pontos de estudo. O primeiro ponto tratará da questão do meio ambiente, focando em estruturas como o Poço artesiano, a caixa separadora de água e óleo e o escoamento da agua do dique; o segundo tratará dos funcionários - uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e da Ergonomia; o terceiro da organização do trabalho; o quarto das instalações elétricas e o quinto dos riscos químicos e biológico causados pela forma de limpeza dos automóveis.

Meio ambiente

O lava-jato apresenta em sua estrutura um poço artesiano com vazão de cerca de 2 mil litros de água por hora e está escavado a 7 metros de profundidade. O poço aparentemente não possui as licenças necessárias para instalação e utilização. Não foram apresentados documentos que comprovem a qualidade da água capitada e do impacto gerado ao meio ambiente.

Existe nos fundos do lava-jato um conjunto de caixas de alvenaria com a função de separar o óleo diesel e os detergentes da água. Aparentemente essa  estrutura não é utilizada. A água que escorre do setor lavagem (dique) ao que aparenta não vai para o sistema de caixas, é despejada diretamente no Rio sem nenhum tratamento.

Questão do funcionário: Uso de EPis e a Ergonomia.

Os funcionários desenvolvem suas atividades sem usar nenhum tipo de Equipamento de Proteção Individual, sejam eles luvas, máscaras e botas. No setor de lavagem estão expostos a agentes químicos como a soda caustica, o óleo diesel, detergentes e o limpa baú. Bem como no setor de limpeza e secagem, local em que também não utilizam os EPIs.

Na questão da ergonomia, desempenham seus serviços, de forma inadequada, pois o trabalho é feito de forma contínua e repetitiva, no setor de lavagem a postura utilizada é desconfortável, pois ao lavar as rodas e a parte inferior dos veículos os funcionários ficam em posição desconfortável agachando e levantando inúmeras vezes. Podendo desencadear doenças profissionais. No setor de limpeza e secagem, os funcionários ficam muito tempo agachados, sendo assim submetidos ao mesmo problema dos que trabalham no setor de lavagem. O piso é escorregadio podendo provocar escorregões e quedas. Estando expostos a condições insalubres de trabalho.

Organização do Trabalho

Nas áreas de trabalho analisadas pode-se observar que a organização do trabalho é precária, os objetos de trabalho são deixados espalhados pelo chão. As tarefas não são bem divididas.

O layout do local é desorganizado. As normas de segurança não são seguidas, bem como as normas ambientais e as de controle à acidentes no trabalho. Equipamentos de segurança como mascaras, luvas e botas são inexistentes.

Instalações elétricas

O local apresenta instalações elétricas aparentes suspensas por cordas e os dutos elétricos não são os adequados.

As tomadas que ligam a bomba d’água e o compressor de ar estão instaladas de forma que os operadores não conseguem ver as caixas que ligam e desligam os equipamentos, fazendo as cegas o processo podendo ocorrer acidentes.

Itens perigosos – Agentes Químicos e Biológicos

O principal risco a saúde dos trabalhadores presente no lava-jato está no tipo de material que é usado na limpeza dos veículos. São usados: soda caustica,  óleo diesel, limpa baú e detergentes.

Foi observado que nenhum trabalhador usa equipamento de proteção para neutralizar os odores presentes. Não há uma certeza se o rejeito desses materiais é mandado para a rede coletora de esgotos ou se é descartado diretamente no Rio que corre nos fundos do estabelecimento.

Os trabalhadores não usam máscaras para se proteger da inalação dos produtos durante a aplicação. Também não usam luvas e botas para evitar o contato com os produtos utilizados na limpeza. Esses produtos ao serem usados causam um serio risco a saúde e ao meio ambiente. Só de estar perto na hora da aplicação da soda caustica já provoca um incomodo para o espectador.

No processo de limpeza interna, em que se utiliza um aspirador de pó industrial, flanela úmida e pincel, os funcionários estão expostos a poeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com