TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento e alfabetização

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

UNIDADE SOCIEDADE EDUCACIONAL FLEMING

Lisandra Eloi Ferreira Silva

Metodologia e Prática da Alfabetização

Alfabetização e Letramento

CAMPINAS

2015

 [pic 2]

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

UNIDADE SOCIEDADE EDUCACIONAL FLEMING

Lisandra Eloi Ferreira Silva

Metodologia e Prática da Alfabetização

Alfabetização e Letramento

        

[pic 3]

CAMPINAS

2015

Sumário

1. Introdução....................................................................................................................................04

2. Alfabetização e Letramento...................................................................................................05

3. Os métodos de alfabetização sintéticos e analíticos.......................................................07

4. Letramento autônomo e letramento ideológico..............................................................08

5. Referências Bibliográficas......................................................................................................09

1. Introdução

Hoje em dia não basta apenas ler e escrever, é essencial que se faça um uso contínuo da leitura e da escrita e que a dominemos. Chamamos isso de letramento, termo que foi criado na década de 80 simultaneamente em alguns países, incluindo o Brasil.

Isso aconteceu porque a maioria da população alfabetizada (aquele que sabe ler e escrever) não dominava sua própria leitura e escrita.

Isso quer dizer que o termo partiu da alfabetização e não pode ser desmembrado dela, porém as duas coisas são diferentes.

Aqui no Brasil é comum que os dois termos se confundam por serem ligados um ao outro, mas alguém alfabetizado não quer dizer que a pessoa tenha as competências necessárias para ser considerado letrado.

Existem formas diferentes de alfabetização e letramento, as quais veremos a seguir.

2. Alfabetização e Letramento

Definição de alfabetização: aprender a ler e escrever

Definição de letramento: É a continuidade da alfabetização, é o exercício de praticá-la continuamente.

alfabetizado é simplesmente uma pessoa que aprendeu a ler e a escrever e já pode exercer direito de cidadão como assinar seu nome em um documento um documento, por exemplo.

uma pessoa alfabetizada não é necessariamente uma pessoa letrada. A pessoa alfabetiza pode ser considerada iletrada caso não exerça conhecimentos sobre a leitura e a escrita e também não tenha domínio sobre a mesma.

letramento significa basicamente dar continuidade a alfabetização, ou seja, exercer a prática da leitura com livros, jornais, revistas, textos publicados, entre outros. E também praticar a escrita escrevendo textos, cartas, mensagens e assim por diante.

É chamado de iletrado aquela pessoa que é alfabetizada mas que não faz uso do que aprendeu, que não pratica o ato de escrever e de ler. Esses, diferentes daqueles que exercem o letramento continuamente, tem mais dificuldades para fazer interpretações de texto, leem mais devagar, não escrevem exatamente certo, não conhecem bem as pontuações, não decifram contratos, tem mais dificuldades para porem ideias no papel.

um bom exemplo de pessoa iletrada são algumas placas que encontramos escritas por aí, como por exemplo: “Lã Rause”, “Verduras cem agrotoxio”, “Ceja bem vindo” entro outros tantos erros. E também aquelas pessoas que falam “menos” no lugar de “menos” ou então “seje” no lugar de “seja” são alguns desses exemplos.

Isso pode ocorrer por questões socioculturais, pois boa parte dessas pessoas tem renda mais baixa e consequentemente menos condições a ter acesso a materiais para a prática de letramento. Então percebemos que normalmente pessoas ricas tem um nível de letramento superior ao de pessoas com renda menores.

Pessoas que praticam o letramento são mais bem vistas pela sociedade, pois hoje ter domínio sobre a leitura e escrita são essenciais. Sendo letrados você tem mais chances de conseguir um emprego competindo com aqueles que são apenas alfabetizados, consegue entender e refletir sobre as coisas que você lê, consegue pôr as ideias organizadas no papel e muito mais.

Mas apesar de alfabetização e letramento serem coisas diferentes, eles não podem ser separados um do outro, pois são essenciais juntos. Não se pode se tornar uma pessoa letrada sem se alfabetizar e aprender os primórdios da leitura e da escrita, e nos dias atuais é muito importante que sejamos letrados e não somente alfabetizados para sermos bem reconhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (408.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com