TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento para identificar a importância da administração, em especial a gestão de RH, para a área da saúde ocupacional

Por:   •  16/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual a importancia da segurança do trabalho para as empresas?

Pesquisas mostram que as empresas têm se conscientizado sobre a importância de investir em segurança do trabalho. Mas o que vem a ser segurança do trabalho? Segurança do trabalho não é nada mais que um conjunto de normas e medidas que são utilizadas para minimizar acidentes de trabalho, protegendo a capacidade e integridade do empregado. Essas normas e medidas são definidas pelas leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que obrigam as empresas a se adequar de acordo com cada segmento profissional que a empresa “possua”.

Apesar de pesquisas apontarem que a segurança do trabalho é importante tanto para empregado e empregador algumas pessoas ainda acreditam que investir em segurança é um gasto desnecessário. Essas pessoas pouco sabem que essas medidas e normas visam a precaução de acidentes, assim evitando danos a funcionários e gastos “desnecessários” para as empresas.

Um exemplo simples que podemos citar de como a segurança no trabalho é importante, um exemplo que pode explicar sucintamente como a aplicação da segurança do trabalho pode ajudar no ambiente de trabalho. Reorganizando uma determinada área pode aumentar o “poder” de produtividade de uma organização, apenas fazendo uma melhor distribuição dos turnos dos seus trabalhadores. Essa simples medida de segurança pode parece “boba” e um custo desnecessário para a empresa, porém muitas horas de trabalho e plantões sem descanso afetam a produtividade dos funcionários.

Uma consequência desse excesso de horas trabalhadas é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) que causa o afastamento de funcionários, que poderia ter sido evitada com a medida certa. Conscientizar-se para prevenir esse tipo de transtorno que afeta tanto o funcionário como a organização onde ele trabalha traz um retorno positivo para ambos os lados e também faz com que o funcionário reconheça que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

Ainda dentro desse contexto de acidentes de trabalho. Os ganhos das empresas também podem ser influenciados dependendo de acidentes de trabalho e o tipo do acidente, entre esses ganhos estão a economia com gastos com acidentes, com o transporte do acidentado, o afastamento do empregado, ainda dentro desse assunto de funcionário afastado, será necessário a contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado e, no caso de acidentados os primeiros quinze dias de afastamento são pagos pela empresa.

Há também gastos relacionados com a reabilitação do trabalhador acidentado. Por que um funcionário que sofreu acidente pode não ter uma volta simples e é provável que leve um tempo para se readaptar e retomar a sua capacidade produtiva habitual.

Então a segurança do trabalho acaba sendo importante tanto para o empregado como para o empregador, onde medidas preventivas simples acabam possibilitando uma melhoria no ambiente de trabalho, favorecendo ambos os lados.

2. Quais são os custos diretos e indiretos de um acidente de trabalho?

Os custos ligados a segurança do trabalho visam a proteção do empregado tanto na área de prevenção de acidentes, quanto na parte pós acidente de trabalho.

Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com