TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança com ferramenta estrategica

Por:   •  30/3/2016  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança como Ferramenta Estratégica

Liderança é a forma de gerir potencializando as características de uma pessoa ou grupo, levando–as a obtenção do êxito em suas atividades.
A liderança serve para alcançar seus objetivos de maneira eficiente, através da comunicação do líder para com seus liderados. O líder deve participar ativamente das atividades chaves, além de portar o entendimento de cada tarefa existente na organização onde o mesmo delega. O líder elabora o planejamento estratégico e leva seus liderados a aderirem à ideia e à executarem de forma eficiente e, buscando maior eficácia.

Liderar é estimular as pessoas a serem grandes executores. (BATEMAN SNELL, Administração Construindo Vantagem Competitiva, 1998, P. 27).

Chiavenato diz. “Liderança é um processo continuo de escolha que permite que a empresa caminhe em direção a sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas”. (Introdução a Teoria Geral da Administração, 2014, P. 122).

 “O líder é como um indivíduo do grupo, a quem é dada a tarefa de dirigir e coordenar tarefas, ou quem, na ausência do líder designado, assume a principal responsabilidade de desempenhar tais funções do grupo” (FIELDER, 1967, p. 8, apud BERGAMINI. 2005, P. 131). 

“O exercício da autoridade seria suficiente em épocas de estabilidade, mas para um ambiente em constante transformação necessário se faz a presença de uma liderança, pois é a força incentivadora e direcionadora que torna possível o desenvolvimento e a permanência das organizações nesse contexto”. (BENNIS, Warren. A formação do líder. Tradução de Marcelo Levy. São Paulo: Atlas, 1996).

Apesar de existir a gestão, a liderança e o papel do líder exercem uma importância crucial na organização. O líder filtra a pressão do ambiente organizacional, repassando para seus liderados de maneira instigante o objetivo e a motivação certa para o atingimento das metas. O líder gera o estimulo para que todos tomem o objetivo organizacional como praticamente um objetivo próprio. Dentro da função de liderar um líder conhece cada colaborador e sabe de suas características, tratando-o de forma exclusiva, e não equiparando todos como um só. Desta forma, ele consegue extrair maior empenho e desempenho de cada colaborador.

Entretanto, o papel mais desafiador e importante do líder é proporcionar o autodesenvolvimento do colaborador, ou seja, levar o mesmo a descobrir suas maiores características, e as trabalhar de forma que venha a potencializa-las, sem deixar também de transformar os pontos a melhorar em qualidades. O resultado será o desenvolvimento completo do liderado.

A liderança permeia por “estilos de liderança”, onde o líder detem abordagens específicas. Os principais estilos de liderança são, a liderança autocrática, democrática e liberal.

Na liderança autocrática o líder atua com enfoque nos objetivos, nos resultados e no cumprimento das tarefas, enfatiza o cumprimento das normas e regimentos, levando em consideração somente a sua própria opinião e visão sobre processos e modos para o cumprimento e alcance das metas, criando uma determinada distância entre ele e seus liderados. Muitas das vezes até por existir receio de substituição.

Liderança democrática é um estilo onde o líder usa e presa à participação do liderado, do grupo, no processo de tomada de decisões. Ele os conduz a exporem opiniões e utiliza delas para definir a melhor estratégia para o alcance dos objetivos. Ou seja, todos opinam e participam do processo de tomada de decisões, auxiliando o líder que elaborará a estratégia de acordo com as opiniões levantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com