TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DRH como ferramenta estratégica

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

O DRH como ferramenta estratégica

Eumara Ramos

Universidade Estadual da Paraíba

Eumara_legal@hotmail.com

Gracielly Santos

Universidade Estadual da Paraíba

gracellyleite@gmail.com

Marla Medeiros

Universidade Estadual da Paraíba

marla.medeiros@hotmail.com

Vagner Nunes

Universidade Estadual da Paraíba

vaguinhost@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo irá mostrar a evolução do departamento de recursos humanos ao longo do tempo e qual sua importância hoje em dia diante das estratégias das organizações. Para isso usou-se como metodologia a revisão e a pesquisa bibliográfica referentes ao assunto, e pode se notar através das pesquisas realizadas entre diversos autores que, estão havendo mudanças necessárias na forma de agir e no comportamento do DRH, pois este está saindo da condição de um simples departamento operacional, para um departamento de fundamental importância para o sucesso das empresas.

PALAVRAS CHAVE: Estratégia; planejamento; organizações; mudanças; Recursos humanos 

  1. INTRODUÇÃO

As organizações vêm passando por algumas mudanças ao longo dos anos, e com estas frequentes mudanças surgiu nas organizações um novo departamento e uma nova forma de administrar. Uma das mudanças mais notórias dentro das organizações, é a procura cada vez maior da empresa em adequar-se os objetivos da empresa aos anseios e necessidades dos seus trabalhadores. Baseada nessa preocupação das organizações com as pessoas que nelas estão envolvidas, foi que surgiu o RH dentro das empresas. A partir do surgimento do departamento de recursos humanos é que se começou a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão, na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalham, sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e perceber-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Diante dessa crescente preocupação das organizações com seus clientes internos e com a percepção de que eles são a engrenagem principal para o sucesso da empresa, esse artigo tem o objetivo de mostrar qual o papel de um Departamento de Recursos Humanos voltado para estratégia de uma organização, de esclarecer como surgiu o RH, como ele se desenvolveu até os dias atuais, qual a sua atual função dentro das organizações.

O presente artigo foi realizado mediante a metodologia de pesquisas e revisões bibliográficas referentes ao assunto abordado, e está estruturado em 3(três) capítulos, sendo o primeiro capítulo a introdução, o segundo capítulo é o referencial teórico, que aborda a evolução histórica do RH, o conceito de Planejamento estratégico e mostra a função atual do RH estratégico nas organizações. Já o terceiro capítulo são as considerações finais, ou seja, uma conclusão que foi tirada de tudo aquilo que foi exposto nos capítulos anteriores.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1.  O Departamento de recursos Humanos

A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). Esse movimento tinha como objetivo proporcionar fundamentação científica para a padronização das atividades administrativas, para que a improvisação e o empirismo fossem substituídos, fazendo com que a falta de processos organizacionais fosse eliminados (GIL, 2009). 

Segundo Gil (2009, p. 32) “foi por meio da técnica de observação, que Taylor concluiu que os operários produziam muito menos do que poderiam. Partindo desse pressuposto, desenvolveu seu sistema de administração Científica, que tinha como fundamento a racionalização do trabalho, que buscava na redução do tempo a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas.”

                              Após o movimento da administração cientifica, surgiu a escola das relações humanas coordenada pelo médico e sociólogo australiano Elton Mayo. A abordagem humanista  de Mayo era contrária a várias teses da teoria clássica de Fayol e da administração científica de Taylor, a ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas, a natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja, através de estudos realizados por Mayo a partir de 1927 na fábrica ‘’Westerm Electric Company’’, que produz equipamentos telefônicos, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista.

Ainda segundo (GIL,2009) “A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho definidas pelos teóricos da administração Científica.”

Após a segunda guerra mundial, a administração de pessoal passou a se preocupar mais com as condições de trabalho e com os benefícios disponibilizados aos seus empregados. Os estudos sobre o comportamento humano nas organizações aumentam em número e importância e incluem temas como motivação, liderança, participação nas decisões, resolução de conflitos, saúde e lazer.

Já a administração de Recursos Humanos teve seu início na década de 1960, quando essa expressão passou a substituir as utilizadas no âmbito das organizações: Administração de pessoal e Relações Industriais

A partir da década de 1990, o ambiente corporativo começa a passar por mudanças cada vez mais velozes e intensas, tanto no ambiente organizacional, quanto na forma com que as empresas utilizam as pessoas. Segundo SILVA (2009) “atualmente as organizações estão expandindo suas visões e atuações estratégicas, o processo produtivo em geral, exclusivamente se realiza com a participação ligada aos diversos parceiros, dessa forma carecem dos empregados como parceiros.” Adaptando decisões e ações que dinamizam a organização os empregados contribuem também com seus conhecimentos, capacidades e habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com