TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Empreendedorismo

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Veiga de Almeida

Liderança e Empreendedorismo

Conceito e a aplicação de liderança, seus antecedentes históricos e as relações com as dimensões econômica, social e ambiental.

Liderança:

Conceito, aplicações e relações com a economia e a sociedade

Rio de Janeiro, RJ - 2016

Introdução

A necessidade de líderes nas organizações contemporâneas torna- se cada vez maior devido às constantes transformações tecnológicas e econômicas que ocorrem no mundo. Para estarem em sincronia com essas transformações as organizações passam, em curtos períodos de anos, por significativas transformações, cuidadosamente avaliadas, de seus modelos de gestão e produção. Assim, ocorre uma demanda de líderes inovadores e flexíveis, capazes de adequarem suas empresas, de forma eficiente, ao mercado competitivo.

Com o propósito de abordar os assuntos estudados ao longo do curso Liderança e Empreendedorismo nosso grupo desenvolveu o trabalho apresentando informações sobre o

papel do líder nas empresas contemporâneas, suas principais características e aspectos motivacionais utilizados para influenciar a equipe, além de exemplificar a atuação do líder para a formação de equipes de alto desempenho.

1. Papel do líder nas empresas contemporâneas

No atual momento econômico, considerado um dos períodos de maior crise econômica do sistema capitalista, as organizações vivenciam desafios complexos para obterem melhores índices de crescimento econômico e maiores lucros. As empresas contemporâneas vencem esses desafios adaptando e/ou antecipando sua própria organização à diferentes contextos de mercado e direcionando os objetivos da organização para as possibilidades futuras de crescimento econômico. Para que estes desafios sejam superados, é necessário que exista dentro da organização uma liderança capaz de passar de forma clara os objetivos e planos da empresa aos funcionários, influenciando-os a comprometerem-se com o propósito da organização e, consequentemente, com o sucesso da mesma.

O líder escolhido pela organização precisa servir à equipe, principalmente como referencial, como exemplo de ética e passando confiança aos que estão à sua volta. Além de confiança, essa liderança precisa inspirar as pessoas em seu grupo, fomentando a vontade e motivação de sua equipe no comprometimento com os resultados previstos conforme um planejamento diretor. Dessa forma, cada pessoa no grupo é estimulada para exercer de maneira mais eficaz suas funções, relacionando o próprio potencial com o sucesso da organização.

Um exemplo do papel do líder nas empresas contemporâneas é o CEO (Chefe Executivo de Ofício - Diretor executivo) da companhia brasileira de shopping BRMalls, Carlos Medeiros. Ele afirma participar das entrevistas de emprego de estagiários a executivos, além de organizar reuniões constantes com outros diretores para avaliar todos os funcionários da empresa. Carlos Medeiros trabalha com o uniforme da BRMalls, pois acredita que assim não se distingue dos trabalhadores, conseguindo melhor comunicação com as equipes de trabalho e melhor empenho de seus funcionários.

2. Principais características do líder

Os líderes das organizações contemporâneas são designados para atuarem como promotores da interação entre a empresa e suas equipes, direcionando o grupo a seguir a visão da organização e apresentando aos seus liderados os resultados esperados pela empresa, além de repassar aos executivos informações sobre a atuação da equipe.

Para tanto, é necessário ao líder algumas características como: estar pronto para enfrentar riscos, ser persistente, persuasivo, buscar ser imparcial, ter uma boa comunicação. Essas condições podem proporcionar a mobilização das pessoas que estão sob seu comando para necessárias mudanças, para a construção de novos valores, para se tornarem mais eficientes e potenciais líderes de outras equipes.

2.1 Gestor de pessoas:

Apesar das diversas características presentes em um líder, a mais importante para o seu sucesso é a boa relação humana. Portanto, é preciso que o líder seja uma pessoa negociadora, sincera, aberta ao diálogo e disposta a dar suporte afetivo e emocional aos seus liderados, ser principalmente um guia, criando para isso ambientes competitivos de aprendizagem e fácil diálogo. (EUGÊNIO, Nicolino. et al, 2003)

Os líderes atuais pesam pelas relações humanas e são motivadores, estão em constante preocupação com o desenvolvimento de sua equipe. Buscam maior qualidade para os grupos e melhor empenho dos mesmos. Seu principal desafio é relacionar de forma equilibrada, os encargos da empresa e as incumbências de liderança, objetivando maior produtividade à organização e profissionais com melhor qualidade de vida.

3. Aspectos motivacionais usados para influenciar uma equipe

Como visto, o líder precisa apresentar característica motivacional. Isso é essencial para que consiga fazer sua equipe obter melhores resultados frente aos objetivos da empresa. Segundo MOREIRA, Rejane e ROSSI, Denise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com