TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Empreendedorismo

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO COLABORATIVO GRUPO SELLO DE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO

Os modelos de liderança e o papel do líder dentro das empresas vem sendo alterado com o passar do tempo. As empresas contemporâneas vivem em um mercado cada vez mais competitivo e a atuação adequada de um bom líder faz-se essencial para a obtenção do sucesso de um empreendimento.

Ao atuar nessas empresas, o líder deve saber motivar seus subordinados ajudando-os a se desenvolverem, deve ser o elo entre administração superior da empresa e os demais trabalhadores, expondo as necessidades da empresa e motivando os empregados a alcançar os objetivos por ela almejados. Deve, também, criar condições para o surgimento de outros líderes, mostrando-lhes, por exemplo, o quanto acredita naquilo que está apresentando e sua paixão pelo trabalho.

A liderança está relacionada com a capacidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados determinados objetivos pretendidos pelas empresas. Dessa forma, o líder precisa de algumas características que o ajudem nesse processo. Dentre essas características necessárias, podemos citar a capacidade de comunicação, a sinceridade, o dinamismo, a confiança, a justiça e a coragem de assumir riscos.

O líder só faz sentido se tiver uma equipe para liderar e influenciar para a consecução de objetivos. No sentido de motivar sua equipe, o líder pode usar a técnica do empoderamento (empowerment). Essa técnica consiste em um fortalecimento do papel das pessoas dentro da empresa, ampliando suas responsabilidades e autoridade, permitindo uma maior autonomia na nas ações e tomadas de decisão. Acredita-se que com a delegação e a descentralização das funções, o funcionário irá lidar diretamente com o problema e tomará uma decisão mais acertada.

Outra forma de motivar a equipe é com o estabelecimento de objetivos e metas que possam ser alcançadas pelos colaboradores. Ao ter uma meta estabelecida, o membro da equipe ou ela em conjunto busca fazer o seu melhor para alcança-la, o que tende a gerar melhores resultados.

As equipes de alto desempenho se diferenciam das demais por duas características que puderam ser matematicamente provadas, quais sejam a conectividade e a taxa de positividade/negatividade. A conectividade é dada pelo número de conexões de comunicação entre os membros da equipe e taxa de positividade/negatividade é definida como elemento essencial na criação de um espaço emocional das equipes. Dessa forma, para que um líder atue em uma equipe de alto desempenho, ele deve ter, principalmente, as habilidades de comunicação, a fim de proporcionar a plena interação dos membros das equipes para que um possa, com suas ideias, influenciar os outros, e de sensibilidade e confiança para proporcionar uma alta taxa de positividade, uma vez que tais os membros de tais equipes acreditam que a confiança é a emoção onde papéis e tarefas são distribuídos.

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/3274/os-desafios-da-lideranca-contemporanea.html

https://revistapanorama360.wordpress.com/gestao-empresarial/lideranca-e-gestao-de-pessoas/lideranca-nas-organizacoes-contemporaneas-o-papel-do-lider-do-futuro-nas-corporacoes/

livro do rodrigo rennó

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com