TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  2/6/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

A literatura indica que alguns fatores devem ser observados, como a influência dos burocratas no processo de implementação. Segundo Faria (2012) os burocratas do nível da rua são fundamentais para entendermos como as ações são colocadas em prática e quais são os fatores que influenciam na mudança de rumos e nos resultados das políticas públicas.

Esses burocratas são importantes para a implementação da política pública, pois são pressionados de distintas formas: de um lado sofrem pressão pelas demandas de serviços, para aumentarem a efetividade e a responsividade. Por outro lado são pressionados pelos cidadãos para aumentarem a eficiência e a eficácia (Faria, 2012). São os burocratas que possibilitam aos cidadãos o acesso a direitos e benefícios governamentais, como, por exemplo, os assistentes sociais que prestam atendimento em unidades do CRAS. São esses burocratas (assistente social) que estão ali “representando” a administração pública, atuando de forma a possibilitar o usuário a usufruir as atividades prestadas por esse agente da burocracia. E como são os burocratas do nível da rua que convivem mais com os usuários, eles acabam causando grande impacto na vida das pessoas da comunidade em que o burocrata atua. Os burocratas recebem e transmitem as expectativas dos usuários sobre os serviços públicos, dominam a forma de tratamento dos cidadãos, entre outras coisas (Faria, 2012).

Apesar de Weber (1947 apud Faria, 2012) dizer que o burocrata é um fiel executor de serviços sem paixões ou julgamentos, alguns fatores acabam influenciando a ação dos burocratas de nível de rua. Para Faria (2012, p.29):

O cotidiano dos burocratas de nível de rua é marcado por uma série de interações que realizam com os sistemas político, institucional, organizacional e comunitário inerentes à sua profissão. Esses sistemas, por sua vez, impactam e influenciam sua capacidade de ação e, portanto, o processo de implementação de políticas públicas.

Portanto os burocratas de nível de rua são influenciados por interesses individuais além da normas que regem o moldam o significado do seu trabalho como um assistente social que é influenciado por suas crenças sobre o trabalho e a população-alvo (Faria, 2012).

No entanto, vale ressaltar que a implementação de uma política pública se dá na atuação de um conjunto de atores, ou seja, os burocratas não atuam isoladamente. Portanto, o autor destaca que é preciso observar não a penas a burocracia implementadora, mas a sua relação com a elite política e burocrática, com a comunidade que recebe os serviços, com partidos, bem como laços pessoais e profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com