TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Distribuição Fisica

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO

 GESTÃO COMERCIAL

GESTÃO DA PRODUÇÃO DE LOGISTICA

PRISCILA CEZARE

RITA LOCCI

FRANCISCO

GEAN CHAGAS

CAMPO MOURÃO

2015

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO

 GESTÃO COMERCIAL

                PRISCILA CEZARE

RITA LOCCI

FRANCISCO

GEAN CHAGAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO DE LOGISTICA

Trabalho realizado para disciplina de Gestão da produção de logística

Da Faculdade Unicampo de Campo Mourão

Professor: Rosinaldo Cardoso

CAMPO MOURÃO

2015

Introdução

Iremos apresentar nesse trabalho um pouco sobre o processo de distribuição e armazenamento de um produto dentro de uma organização e mostrar os principais objetivos que esses processos trás.E a  importância para o gestor, pois, consegue acompanhar seu produto desde seu inicio até a sua distribuição ao cliente, visando sempre manter a qualidade do produto e uma entrega bem qualificada para sempre manter seu cliente satisfeito. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica e um conjunto de decisões que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos

O Processo de Distribuição Física Armazenamento Expedições.

Nos dias de hoje diante de um mercado que cresce a cada dia na sua competitividade, que o crescimento é progressivamente no ramo de distribuição, foram feitas inúmeras pesquisa onde apresenta um crescimento considerável no processo de armazenagem e distribuição física dos produtos, seja ela alimentícios, comercial, indústria etc.

Tendo em vista um mercado com uma elevada exigência por parte dos clientes, no que diz respeito ao estado no qual se encontra o produto ao ser adquirido, observa-se que estes buscam cada vez mais conhecer a fundo todo o processo produtivo, bem como o caminho percorrido pelo produto até o destino final.

Pode-se notar que hoje em dia um dos pontos a serem observados com mais atenção nas empresas são práticas logísticas. Nas empresas a logística está sendo mais observadas no controle de estoques, na atividade de compras, na movimentação interna e expedição das mercadorias, no recebimento e processamento dos pedidos feitos pelos clientes, nas embalagens e no sistema de informações.

Os fins logísticos como estão sendo direcionados com o simples propósito de diminuir a distância existente entre produto e consumidor, de forma que o produto traga satisfação ao consumidor, quanto as suas expectativas no que se refere à qualidade do mesmo (que conta com a forma com a qual o produto esteve armazenado), bem como a distribuição (menor e melhor prazo de entrega), gerando assim um menor custo tanto para a empresa como para o consumidor. A logística e dividida em três grandes segmentos, o primeiro atender as necessidades da logística de suprimentos, matéria- prima, equipamentos, peças etc. Já o segundo segmento é responsável pela transformação do processo produtivo em produtos acabados ou serviços e o terceiro segmento é responsável pela transferência ou distribuição física dos produtos acabados ou serviços (saída) aos diversos tipos de clientes e consumidores.

Diante do contexto como objetivo geral compreender o processo de armazenagem e distribuição dos produtos e com o objetivo específicos de entender como é feita a armazenagem dos produtos; analisar o processo de distribuição física dos produtos; diagnosticar deficiências tanto na armazenagem quanto na distribuição dos produtos; melhorias para a distribuição dos produtos.

O transporte e o armazenamento são os principais componentes que atende o processo de distribuição física movimentos o produto do inicio ate seu cliente final dentro deles existe vários canais de distribuições que são representados por atacadistas, varejistas, revendedores, distribuidores e etc. Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou organizações que participam do fluxo de produtos. Existem dois tipos canais o primeiro atende ao processo de transferência de propriedades e suas principais funções que é negociar, vender e contratar. Já o segundo canal está relacionado a distribuição ou entrega do produto.

Logística Empresarial há muito anos, os militares já faziam uso de artifícios logísticos como estratégia para manterem a ordem e acompanhamento de suas armas e munições, bem como um melhor controle das mesmas.

No Brasil o conceito de logística empresarial é bastante recente. Nas primeiras décadas quando iniciou esse processo, de forma ainda tímida, na década 90, com o processo de abertura comercial, e acelerando a partir da década de 1994, com a estabilização econômica provida pelo Plano Real (FLEURY et al, 2000).

Pois, antes desta época a logística ocupava-se de três atividades principais como: Transporte, armazenagem e gestão de estoques, com o passar do tempo passaram a fazer parte de suas principais atividades como: da produção, do marketing, das finanças, etc.De acordo com vários pesquisadores a logística tem a função de promover melhorias a níveis de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produto, a missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias a atingir os mais desejados níveis de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível. A logística deve ser vista como o vínculo entre mercado e a base de suprimentos. O alcance da logística vai desde a organização do gerenciamento da matéria-prima até a entrega do produto final

Estima-se que algumas empresas fecham por não administrarem corretamente e não darem devida atenção à armazenagem dos seus produtos, o que requer certo cuidado no que se diz respeito à forma de como estes ficaram e ficarão armazenados, levando-se em consideração o ambiente.

A armazenagem compreende quatro atividades básicas: recebimento, estocagem, administração de pedidos e expedição.  Recebimento versus Estocagem:- integram no processo de entrada de um produto na instalação de armazenagem, enquanto que a Administração de pedidos versus Expedição:- compõem o processo de saída dos produtos. Os locais de armazenagens podem ser também denominados centros de distribuição. O principal objetivo da armazenagem é a guarda e movimentação de produtos contemplando dessa forma a estocagem. A estocagem é o processo onde os produtos são separados e direcionados ao seu devido local de guarda (estocagem). A administração de pedidos é responsável pelo processamento de pedidos e pela separação. Na fase de expedição que é onde ocorre à movimentação e distribuição dos produtos, ocorrem atividades como: conferência entre pedido e separação, emissão de documentação, programação de entrega (rotas) e controle de embarque de mercadorias, todos os modais de transportes estão intimamente relacionados, através da intermodalidade ou da multimodalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com