TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica na Amazônia

Tese: Logistica na Amazônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Tese  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

1. Com suas palavras comente sobre a logística na Amazônia.

A logística na Amazônia é um fator importante para tentar minimizar as grandes transformações que a Amazônia vem passando pelos grandes desafios representados pelo próprio espaço geográfico, dominado pela imensa floresta amazônica. As organizações das atividades cunho logístico é que realizam em grande parte, através de rios o transporte dos produtos e mercadorias nesta vasta região brasileira.

E a logística encontra grandes desafios para operacionalizar e de poder contribuir para a consecução dos objetivos das organizações que nela operam.

2. Com suas palavras descreva o cenário do transporte na Amazônia.

O cenário de transporte na Amazônia é um fator importante, porque é interessante frizar que a situação do transporte fluvial não estava muito bem, e com o surgimento da logística vem desempenhando uma melhoria.

A logística vem ganhando espaço nas organizações, sejam elas empresariais ou publicas, tendo como a função transporte um dos principais pilares para a operalização.

Para a Amazônia o transporte de pessoas ou mercadorias de produtos, sendo um importante corredor, para a execução das atividades logísticas de transportes de cargas.

3. Quais foram às iniciativas das empresas brasileiras com o uso de TI na logística?

GERDAU  Venda por e-Business de 40% do aço produzido

 Compra de 100% dos insumos.

PÃO DE AÇÚCAR  Abastecimento das redes de lojas através de e-Business com cerca de 6.000 fornecedores.

ALCOA  Venda e artigos de alumínio e embalagens plásticas através da Web, representando economia anual de US$ 5 milhões.

VOLKSWAGEN  Compra e autopeças e MRO para as operações no Brasil e na Argentina.

4. Descreva os desafios e limitações do transporte na Amazônia.

Convém lembrar, que o local onde a logística atua é fato determinante para o planejamento da mesma, e tratando-se de Amazônia a questão é bem mais complexa e extensa, pois devido à imposição exercida pelos seus aspectos naturais esse fator é altamente considerado para o exercício e emprego da logística na Amazônia Ocidental. A logística na amazônia encontra enormes desafios e limitações impostas em grande parte pelos fatores naturais como foi comentada acima, porém existem outras dificuldades relacionadas também com o fornecimento de suprimento, entre os quais os próprios artigos de subsistência, que deve-se principalmente à não existência de mercado produtor à altura que possa atender a demanda local e ao seu fornecimento advir dos fornecedores de outras regiões.

Como a Amazônia está totalmente deslocada dos centros industriais, o suprimento, até chegar à “ponta da linha”, sofre retardos e interrupções, causando transtornos em toda cadeia logística. Ausência de estruturas e processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com