TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logo e site

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

2 RELATÓRIO DE MARKETING

É uma fábrica de artigos masculinos de luxo de couro. A linha de produtos é composta de carteiras, pastas executivas e cases para notebooks e celulares.

Ela está localizada em Lajeado no Vale do Taquari no estado do Rio Grande do Seul e tem o objetivo de alcançar todo o mercado brasileiro com seus produtos que são referência em  qualidade, design e sofisticação.

2.1Analise do Ambiente de Marketing Macroeconômica

Neste ambiente conforme Kotler (1998) são moldadas as ameaças e oportunidades para as empresas que devem ser monitoradas e respondidas. São elas demográfica, econômica, natural, tecnológica, político/legal e sociocultural.

        

2.1.1 Ambiente Demográfico

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil possui uma população de 204.792.872 milhões de habitantes dividida entre 5.570 municípios.

Entretanto, mais de 30 % da população, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas vivem em apenas 41 cidades, e na maior parte do país, o ritmo do crescimento da população continua diminuindo. De 2014 pra cá, o número de habitantes aumentou só 0,83%.

O Brasil deve chegar ao ano de 2020 com uma taxa média de crescimento populacional de apenas 0,71% ao ano e a população vai somar 212.537.006 habitantes.

Apesar da queda na taxa de crescimento populacional, a população aumentará e este aumento representa num aumento das necessidades das pessoas, tornando-se uma oportunidade de expansão de negócio.

2.1.2 Ambiente Econômico

Conforme Kotler (1998) além de pessoas, os mercados exigem poder de compra que depende da renda. Dessa forma, as empresas devem prestar a atenção nos padrões de renda e de gastos dos bens de consumo.

Neste sentido, percebeu-se nos últimos anos um aumento do poder aquisitivo da população brasileira, ou seja, houve um aumento do número de pessoas que migraram para cima nas classes econômicas, conforme o IBGE, e classificadas de acordo com a renda mensal familiar, a seguir:

- Classe A – renda mensal acime de 15 salários mínimos

- Classe B – renda mensal de 05 a 15 salários mínimos

- Classe C – renda mensal de 03 a 05 salários mínimos

- Classe D – renda mensal de 01 a 03 salários mínimos

- Classe E – renda mensal de até 1 salário mínimo         
        Entretanto, a crise política e econômica, enfrentada na atualidade, está ocasionando uma retração econômica, onde as pessoas convivem com o desemprego, aumento da taxa de juros, inflação e oferta de crédito limitada, refletindo na
 queda do consumo das famílias.

Com o ritmo fraco da economia – a projeção mais recente é de recuo de 1,76% no Produto Interno Bruto (PIB).

        2.1.3 Ambiente Natural

        Em relação ao ambiente natural, de acordo com Kotler (1998), precisamos estar atento a quatro tendências: escassez de matérias-primas, custo da energia crescente, níveis de poluição e mudança do papel dos governos em relação à proteção ambiental.

        A primeira tendência, relacionada com matéria-prima essencial para a produção dos nossos produtos, é o couro originado da pecuária brasileira.  Com aproximadamente 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, representando 20,1% do rebanho mundial. Este é de extrema importância para o estabelecimento de estratégias comerciais para as empresas relacionadas, tanto na produção de insumos como as indústrias que utilizarão os produtos oriundos da pecuária. 

        Já com relação a energia elétrica, segunda tendência, está tornou-se uma das ameaças devido aos seus constantes aumentos da tarifa básica para empresas e famílias, fazendo do Brasil a ter o custo mais caro de energia elétrica para a indústria no mundo.

Com relação aos níveis de poluição, o Brasil está no ranking dos mais emissores de CO2 - medida que leva em conta não só a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas também a emissão de outros gases aprisionadores de calor, como metano e dióxido nitroso - para produção energética.         De acordo com o relatório, ao lado das outras nove nações que aparecem nas primeiras posições do ranking, o Brasil é atualmente responsável por dois terços das emissões globais de gases causadores do efeito estufa do setor de energia. 

Neste sentido há uma preocupação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com altos níveis de emissão de gases poluentes. Neste sentido, este órgão busca um acordo para reduzir as emissões de gases poluentes, sem comprometer a competitividade e o crescimento da produção e do consumo no país. Defendem uma construção de uma economia de baixo carbono e a elaboração de mecanismos de mercado que criem condições atrativas para participação da indústria, como acesso a fontes de financiamento e tecnologias de baixa emissão.

E por fim, com o papel do governo em relação a política ambiental, e de acordo com o Art. 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Neste sentido, no Brasil, foi estabelecida a Política Nacional do Meio Ambiente, pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990, tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

A Política Nacional do Meio Ambiente instituiu o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estão: o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; o zoneamento ambiental; a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com