TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.686 Palavras (19 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 19

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

UNILINS

Disciplina: Práticas Administrativas

Professor: Silvio Ribeiro

ECONOMIA

Aluno: Eliéte inocêncio (ID: 307239)

LINS, 2014

ECONOMIA

  1. RESUMO

A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade. Em síntese Economia é o estudo de como a sociedade decide empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e distribuí-los pra o consumo, agora ou no futuro, entre os vários indivíduos e grupos da sociedade. Diariamente, nos deparamos com informações sobre economia nos jornais e noticiários na TV. Com a intensificação das relações econômicas internacionais, determinados fatos e conceitos econômicos estão cada  vez mais presentes no cotidiano das pessoas, tais como: Inflação, Desemprego, Taxa de Juros,
Taxa de Câmbio, Crise do Petróleo, Crise Cambial.

  1. DEFINIÇÃO DE ECONOMIA

De acordo com as teorias de Rossetti, uma sociedade é o conjunto de pessoas que convivem em um espaço e entre si compartilham costumes, crenças, cultura entre outros. Dentro de uma sociedade alguém precisa comprar para isso é preciso que alguém venda. Para que isso ocorra de forma organizada e benéfica para ambos toda sociedade possui um sistema econômico. Esses participantes são chamados de agentes econômicos e são classificados:

  • Famílias: trabalham, pagam impostos, consomem, fornecem recursos, exemplos: trabalham por conta própria, proprietários de terras, etc.
  • Empresas: necessitam de recursos para produção, pagam impostos, geram empregos, produzem, comercializam e prestadores de serviços.
  • Governo: arrecadam impostos para suprir condições de sobrevivência dos demais agentes, como na construção de estradas, rodovias, saúde, educação, empregos, contrata empresas para prestarem serviços e criam leis.

  1. DIVISÃO DOS ESTUDOS DA ECONOMIA

A teoria econômica adota duas posições distintas na análise do fenômeno econômico, estas posições são conhecidas como Microeconomia e Macroeconomia.

  1. Microeconomia

A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Ela ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, ou consumidores, e as empresas. Por exemplo, você pode analisar como os consumidores responderiam a um aumento no preço da gasolina: gastando menos e/ou comprando carros mais econômicos. Do mesmo modo você pode estudar como uma firma que detém o monopólio da produção de uma nova droga determina o preço desta droga.  A perspectiva microeconômica considera a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais. Quando explicamos o aumento do preço do petróleo como consequência de aumento na demanda de energia, estamos fazendo uma colocação tipicamente microeconômica.

A Microeconomia ou Teoria dos Preços analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Assim, enquanto a macroeconomia enfoca o comportamento da economia como um todo a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel...) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos. Não deve ser confundida com a teoria das empresas, a teoria micro tem aspecto distinto e se preocupa com o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço de mercado. Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.

Tanto no mercado de bens e serviço quanto no mercado de fatores de produção. As estruturas do mercado de bens e são:

  • Concorrência perfeita;
  • Concorrência imperfeita ou monopolista
  • Monopólio
  • Oligopólio

As estruturas de produção são:

  • Concorrência perfeita
  • Concorrência Imperfeita
  • Monopsônio
  • Oligopsônio

  1.  Macroeconomia

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Ela ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um numero reduzido de variáveis, como produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, o nível geral de preço, etc. A Macroeconomia diz respeito aos grandes agregados nacionais, estuda o funcionamento do conjunto da economia de um país, envolvendo o nível geral de preços, a formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos, etc. É a parte que trata da economia de um país como um todo, considerando, variáveis globais como o consumo agregado, renda nacional e investimentos globais. Um dos avanços da pesquisa macroeconômica no período pós-guerra foi justamente o de construir modelos capazes de explicar o tipo de relação entre a taxa de inflação e o nível do produto real.

 Esse é o campo da economia que focaliza os temas econômicos vistos frequentemente na mídia: desemprego, inflação, crescimento, comércio, indústria e produto interno bruto. Um fato estilizado que se observa nas economias capitalistas é de que os preços, em geral, são procíclico. Isto significa dizer que se o produto real estiver acima do produto potencial, a taxa de inflação estará também acima da sua taxa de tendência; o contrário ocorrendo quando a economia estiver em fases recessivas.

A macroeconomia apresenta algumas variáveis agregadas, que se relacionam de forma que um afete aos outros. Essas variáveis afetam o crescimento econômico, a inflação, o comércio exterior, e a distribuição de renda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com