TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3


A logística tem a finalidade de planejar, operacionalizar e controlar as diversas atividades que envolvem a armazenagem, distribuição e transportes de mercadorias e serviços de uma organização, seja ela pública ou privada. Esse ramo da administração tem por finalidade buscar aperfeiçoar os resultados com a redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e o aumento da agilidade para o cumprimento do prazo estipulado para entrega de bens e serviços.

A logística no setor público não difere da introdução geral sobre o tema, ela busca oportunidades de refletir e atuar nas relações com as macrofunções da organização, com o planejamento de toda a cadeia de suprimentos, a fim de tornar todo o processo logístico mais eficiente e menos moroso, satisfazendo seus clientes e a gestão de suprimentos. Para isso faz se necessário o conhecimento de instrumentos que potencializam os processos de trabalho, reforçando o conhecimento de todos os procedimentos logísticos, permitindo uma análise sistêmica capaz de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo, do ciclo da gestão logística no setor público.

Este ciclo da gestão logística inclui vários aspectos, dentre eles a identificação do fluxo da cadeia de suprimentos com foco na sua importância para o serviço público, incluindo maneiras de melhorar a eficiência das atividades envolvidas; o conhecimento dos métodos de previsão do estoque e da classificação dos materiais; a elaboração as minutas dos termos de referência e os editais respeitando os fundamentos legais e técnicos aplicando os processos de aquisição e gestão dos suprimentos nas organizações públicas.

Outros fatores de grande importância aos processos logísticos é a grande necessidade de reduzir o número de atividades relacionadas às licitações, desembaraçando os processos de contratações e melhorias no controle de estoque, constantemente identificando e analisando as despesas referentes aos contratos na área de suprimentos.

As operações da logística no setor público se diferem das operações de empresas privadas, pelo fato da primeira buscar uma prestação de serviços com maior qualidade à população, com a finalidade de adquirir reconhecimento por parte da sociedade que mantém o governo através de tributos e impostos, com uma maior transparência de todos os processos realizados. Já no setor privado este visa incansavelmente à busca por maiores ganhos e menores despesas.

Atualmente o país vive um período de crise o que faz com que o governo reveja seus gastos e restrinja suas despesas orçamentárias. A cada dia a população clama por maior transparência, justiça e equidade nos serviços públicos, com isso é necessário um processo de gerenciamento estratégico diferente dos fluxos que envolvem bens, serviços, finanças e informações. O gerenciamento da cadeia de suprimentos consiste em métodos que buscam proporcionar uma melhor integração e gestão de todos os parâmetros.

Apesar do momento de instabilidade da economia brasileira, existe uma grande complexidade em todos os processos públicos, não somente se limitando as questões logísticas, existe uma constante necessidade de satisfazer o cliente “cidadão”, com comprometimento constante, realizando o aprimoramento dos serviços prestados. Deve existir sempre a convicção de que as ações me melhorias devem abranger todos os quesitos dentro da logística aquietando as necessidades básicas da população nos serviços que atendem todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com