TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

LOGÍSTICA

1. Escolha um tipo de empresa e desenhe (esquematize) sua cadeia de suprimentos, destacando seus principais fornecedores e clientes e onde estão localizados. Você pode escolher a própria empresa que você ou algum familiar trabalha ou pode pesquisar na internet. A partir deste desenho (esquema) indique:

R: Na minha atividade, vou representar uma empresa de laticínios, que é a principal fonte de economia da minha cidade. No esquema abaixo, estão representados os insumos e os fatores de produção, que são todas as despesas e investimentos destinados à produção do leite e que são absorvidos inicialmente pelo produtor. Este por sua vez, repassa o seu produto (leite in natura) para o laticínio ou para o distribuidor, que o repassam para o atravessador, para o comércio local, para a pequena indústria e para o

consumidor final, que somos nós. O desempenho das empresas como um todo tem sido avaliado pelos dados referentes à sua produção, distribuição e administração das suas atividades. Um dos fatores mais importantes na área de laticínios é sem dúvidas a logística, que contribui de forma crucial em toda a cadeia produtiva do leite, desde o seu produtor até o consumidor final, visto que é um produto extremamente perecível e necessita de extremo controle em todo o seu percurso.

a)Atividades logísticas mais relevantes: As atividades logísticas mais relevantes na produção do leite começam na própria fazenda onde o leite produzido é analisado e a coleta a granel é efetuada por meio de caminhões-tanques, específicos para tal atividade. Geralmente esta coleta é feita em dias alternados, ficando o leite produzido armazenado em tanques de resfriamento existentes nas fazendas, o que reduz o custo do frete para as cooperativas de laticínios. A esta atividade chamaremos de primeiro percurso. O segundo percurso é o transporte do leite coletado a granel até a fábrica para ser industrializado. No terceiro percurso, ocorre a distribuição dos produtos lácteos já industrializados para os mais variados pontos de distribuição aos consumidores finais. Esta distribuição geralmente é feita por frota terceirizada, sendo que apenas uma pequena parte é transportada por frota própria.

b)Possíveis problemas ou dificuldades existentes na logística: Um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de laticínios quando nos referimos a logística, são as estradas. Como toda a matéria-prima tem a sua origem na zona rural, o transporte da mesma encontra as mais diversas dificuldades, como estradas mal conservadas, atoleiros em época de chuva, quebra constante do caminhões-tanques devido às condições das estradas.

c)Possíveis alternativas para amenizar estes problemas ou dificuldades: As alternativas viáveis para amenizar os problemas encontrados no transporte do leite até a indústria, seria a manutenção constante das malhas viárias existentes, encascalhamento de pontos críticos, operações de patrolamento, etc.

2. Pesquise na internet como funciona o Consórcio Modular da fábrica de Resende (RJ) da Volkswagen. Baseado nos resultados desta pesquisa, explique com suas palavras o seu funcionamento e explicite como acontece a terceirização de atividades de montagem.

R: O Consórcio Modular adotado na fábrica da MAN Latin América, na cidade de Resende-RJ, é um modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com