TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ADIMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

SOROCABA

2015

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ADIMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

SOROCABA

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

[pic 3]

SOROCABA

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO          5

2.        DESENVOLVIMENTO          6

3.        Etapa 1 – Leitura e analise critica dos textos        6

4.        Etapa 2 – Formatação da leitura baseada no link disponível        7

COnclusão         9

REFERÊNCIAS         10

INTRODUÇÃO        

        

Nesta introdução abordando assuntos relevantes referente as etapas 1 e 2, focando na questão teórica baseado nos foluxos macros de movimentações de marcadorias em geral, tanto em loco nos armazéns, quanto nos transportes de uma localização a outra com produtos em movimento. Podemos analisar algumas das ferramentas, como citado o ciclo PDCA, as suas funcionalidades e aplicabilidades, dentro das organizações. Momentos específicos onde o foco se da no atendimento pleno ao cliente. Citando exemplos dos fluxos e tipos de recebimento dando enfoque nesta questão pois é onde o processo se inicia.

Falamos também do aspecto de localização de um armazém, com estratégias especificas para cada tipo de produto dependo da região, clima, ambiente e cultura diferentes.

Um posicionamento eficiente no acompanhamento dos relatório de taxa de ocupação juntamente com exemplos de analoses de relatórios extraídos do sistêma.

As importâncias e relevancias da necessidade de possuir um eficaz sistêma de WMS que gerencia todos os fluxos de armazenagem dentro da cadeia de logpistica e o TMS e suporta e controla todo fluxo de transporte desde a emissão de documentos até mesmo e até a entrega final ao cliente de destino.  

Com enfase expicifico nos assuntos abordados referente a gestão de pessoas, onde as tecnicas podem ser muito bem aplicadas quando a um bom posicionamento da organização em relação ao treinamento, capacitação, atualização e desenvolvimento de seus gestores.

DESENVOLVIMENTO

Etapa 1        

Por se tratar apenas de leitura e discussão em grupo segue breve resumo, de alguns dos assuntos abordados.

Inciando a leitura, damos de cara com o ciclo PDCA criado por Henry Fayol, que auxilia no controle de ações previstas anteriormente.

Trazendo para um contexto mais atualizado, administração de materiais esta ligado a, manutenção de mateiriais em geral, o transporte, as atividades de suprimento, ou seja, todo controle de fluxos operacionais e estratégicos.

O atendimento ao clinte com seus diversos tipos de produtos, adotando termos e procedimento que permitem efetuar a execução com eficacia de todo gerenciamento de estoque de determinado perfil de acordo com as demandanas criadas no inicio do projeto, pevando em consideração o espaço de armazenamento, os tipos de controles sistêmicos, cadeia de reabastecimento de locais, ciclos de inventário, não deixando para traz os insumos, os equipamentos em geral materiais de consumo sempre ligados na necessidade de atendimento ao cliente de maneira robusta e planejada.

O recibemento pode haver variação de origem nacional ou internacional, alocando os produtos em armazéns, sempre levando em consideração as analises efetuadas anteriormente, levando em consideração o ganho de produtidade obtido através de estudos.

Tomar providências em relação aqueles produtos com baixo giro de estoque, chamados de slow moving.

Efatizando a importancia da obtenção de indicados de transporte, para entender, analisar e identificar os momentos de maiores gargalos para se efetuar criação de plano de ação.

É necessário investimentos pela organização através de sistêmas que permitem um bom gerenciamento de estoque, um equipe bem treinada e com recusos bem dimencionados.

        

         

Etapa 2

Falando de acordo com solicitado para desenvolvimento da ATPS, pegando os principais tópicos de pesquisa e discussão.

Começamos comentando referente a localização e tamanho do armazém para efetuar a distribuição dos produtos, através de analises de dados em planilhas podemos efetuar cálculos que nos proporciona resultados baseados em definição para taxa de ocupação, que deverá trabalhar com uma disponibilidade de 20% em relação a ocupação geral, ou seja sempre existe a necessidade de manter o estoque com ocupação disponível em todas as áreas, se passar disso, o plano de ação deverá ser criado para voltar a taxa de ocupação original, são estes alguns exemplos de tomada de decisão para melhoria de disponibilidade: Descarte de produtos de pouco giro; leilão de produtos obsoletos; venda de produtos com desconto, etc.

Focando no processo de recebimento, em alguns casos chamado também de Inbound, é onde se inicia o processo de armazenagem em um armazém, muita atenção para este setor, pois o que entra errado tem também grande chance de sair errado, uma equipe focada e bem treinada é necessário atuação neste setor, uma boa comunicação com time administrativo que por sua vez pode definir lista de prioridades ou até mesmo autorização e validação para inicio de descarga, lembrando para este processo têm um procedimento definido, sendo necessário recolhimento do DANFE, conferência inicial dos volumes físicos em detrimento a NF, garantir que os produtos estejam devidamente identificados com as informações necessárias contidas no procedimento. Partindo para o processo sistêmico, é necessário um sistêma WMS robusto capaz de proporcionar uma boa gestão de estoque contendo uma equipe dedicada de suporte técnico on line e on time.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com