TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

tecnologia em logística

NOME

gerenciamento logístico

[pic 3]

São José dos Pinhais

2015

NOME

gerenciamento logístico

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gerenciamento de Estoques, Estratégia e Planejamento Logístico, Gestão de Pessoas e Negociação em Compras.

São José dos Pinhais

2015

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................1

Estratégia e Planejamento Logístico.................................................................2

Gerenciamento de Estoques.............................................................................3

Gestão de Pessoas...........................................................................................4

Negociação em Compras..................................................................................6

Conclusão..........................................................................................................8


Introdução

A empresa que iremos apresentar atua no ramo de pizza (entrega) a 8 anos, o entrevistado foi o proprietário Vagner onde nos repassou várias informações sobre sua empresa.

A pizzaria Estrela Bom Jesus, está situada em São José dos Pinhais e hoje possui três estabelecimentos, sendo que um deles faz menos de 2 meses que está aberto.

A ideia de abrir uma pizzaria surgiu se espelhando em seu pai pois o mesmo já possui uma pizzaria a muito tempo e acabou que deram continuidade no ramo porém não parou em um estabelecimento só, hoje contam com três bem estruturado.

Seu quadro de funcionário hoje conta com:

Pizzaiolo: 5 (uma das unidades conta com três pizzaiolos)

Auxiliar de cozinha: 4 (uma das unidades conta com duas auxiliares)

Entregador: 4 (uma das unidades conta com dois entregadores)

Atendente: 4 (uma das unidades conta com duas atendentes)

Estratégia e Planejamento Logístico

1.

Logística de Suprimentos: A logística de suprimento é responsável por assegurar a disponibilidade do item dentro dos prazos e quantidades estabelecidas. No caso da pizzaria pesquisada, a logística de suprimento está na área de entrega do produto aos seus clientes, armazenagem dos insumos para o preparo da pizza e manuseio dos produtos para o preparo.

Na questão de entrega, funciona igual a todas as pizzarias do ramo, o cliente liga, faz o seu pedido e o entregador vai realizar a entrega de forma cuidadosa e rápida. Já a armazenagem é realizada em um ambiente refrigerado e todos os alimentos frescos e dentro do prazo de vencimento. O manuseio é realizado por funcionários bem preparados, com tocas e luvas e sempre com a máxima higiene e cuidado.

Logística da Produção: também conhecida como PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção), a parte de produção de uma pizzaria é extremamente importante para o seu sucesso, é necessário a compra dos ingredientes corretos, a quantidade necessária para um número base de pizzas ao dia, um funcionário treinado para aplicar todas as técnicas na hora de fazer as pizzas.

Logística de Distribuição: Não menos importante que as outras logísticas citadas anteriormente, a distribuição fica por parte de um funcionário motorizado, que precisa além de ter conhecimento da cidade, precisa ter calma, cuidado e educação pois muitas vezes é ele que vai realizar o atendimento pessoal com o cliente. Muitas vezes um “entregador” faz com que o cliente retorne a pedir pizza no mesmo estabelecimento.

[pic 4]

2.

A reposição de materiais na pizzaria é feita de forma planejada, na segunda feira o estabelecimento não funciona e durante duas horas do dia o gerente realiza uma pesquisa de valores em três grandes mercados que existem na cidade de São José dos Pinhais, Condor, Muffato e Jacomar. Após analise realizada o mesmo faz a compra desses materiais com duração de estoque estimada de dois dias, o cálculo é feito em cima do conhecimento de vendas que já possui, que é em torno de 250 pizzas dia (cada estabelecimento). Como fez o primeiro cálculo na segunda, na quinta feira refaz novamente o cálculo e as compras e no sábado novamente. A diferença é que sexta, sábado e domingo a quantidade de produto é maior devido ser final de semana.

Outros dias em que o aumento nas vendas acontece é véspera de feriado, datas comemorativas e quarta feira devido ao futebol, informa o proprietário. A venda passa de 300 pizzas.

Outra reposição que ocorre é de caixas e tampas, o proprietário deixa chegar em 25% o estoque e assim que é necessário faz o pedido para a empresa fornecedora que mesmo não sendo realizado o pedido, faz visita a pizzaria toda segunda feira.

3. Referente a Logística da pizzaria, nada é feita de forma terceirizada, tudo fica sobre os cuidados do proprietário.

Gerenciamento de Estoques

1.

A vigilância Sanitária estabelece algumas normas para um funcionamento higiênico e seguro de uma pizzaria, uma das normas é o estoque, que deve ser independente da área de execução e com certa distância do chão. Sem falar na higienização do ambiente.

A responsável pela cozinha possui um formulário onde repassa tudo que está sendo utilizado (saída) e assim o proprietário, que é o responsável pelas compras, sabe o que deve comprar e a quantidade que deve comprar.

A armazenagem do produto é feita na cozinha do estabelecimento em freezers, geladeiras e armários bem refrigerados.

2.

Sim, como a compra de insumos é feita em cima de vendas total de dois dias, a reposição fica sendo automática conforme fluxo normal, porém em casos de vendas superiores do normal a responsável pela cozinha repassa ao gerente o sinal para comprar mais ingredientes quando o estoque chega a armazenar 10% de seu total.

3.

Sim, o proprietário possui uma planilha em Excel para o controle de estoque. Esta planilha é bem simples e ele mesmo desenvolveu em seu computador.

4.

Mesmo sem saber a diferença entre controle de estoque e gestão de estoque, o proprietário acaba utilizando os dois tipos de controle, está certo que utiliza bem mais o controle de estoque para suas ações porém as duas sistemáticas são de boa importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com