TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Introdução................................................................................................................................4

Etapa 01 - Principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais... 5

Etapa 02

Passo 01 - Maneiras de se administrar o sistema de logística.......................................7

Passo 02 e 03 - Descritivo sobre estoque e compras e sua importância na empresa....8

Etapa 03 – Demonstrativo da teoria X prática nas organizações..............................................9

Etapa 04 – Definições da Cadeia de Suprimentos............................................................................... 12

Considerações finais................................................................................................................. 15

Bibliografia............................................................................................................................... 16

Introdução

Neste trabalho será apresentado nas primeiras etapas os conceitos de logística e administração de materiais, assim como suas técnicas, maneiras de se administrar, ferramentas logísticas e aplicação de todos os conceitos na prática.

Também será abordado questões de bens e patrimônio, recursos tecnológicos e sua utilidade para o segmento, recursos de capital humano, e sistema de informações.

Na quarta etapa do estudo desenvolvido, será exposto a objetividade do trabalho aonde será relatadotrês entrevistasque realizamos com responsáveis diferentes por empresas reais para identicaçãoda teoria versos prática, como que o mercado aplica os conhecimentos de logística até como é feito as compras de matéria prima.

Após estaremos concluindo todos os dados e desfecho de Administração de materiais e logística realizando as considerações finais.

Etapa 01

Passo 01,02 e 03

Principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Administração de Recursos de Materiais é definida como a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, no transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo de produção, em seu armazenamento como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumir (cliente).

Administração de recursos patrimoniais é a sequência de operações que, tem início na identificação do fornecedor, na compra e no recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, alienação. Patrimônio é definido como um conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais.

Vamos falar um pouco de Fatores de Produção, capital e trabalho são recursos e, como tal, devem ser administrados. O item estoque é um recurso, agregado a um produto em processo, irá chegar a ser um produto acabado, que deverá ser vendido a um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação.

Os colaboradores de uma empresa também são considerados um recurso, que com seus conhecimentos geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos e serviços cada vez mais adequados ao uso de seus clientes.

O capital, sob a forma de numerário é o recurso mais facilmente identificado, que poderá ser utilizado na aquisição de outros recursos.

A tecnologia é um recurso que fica cada dia mais importante dentro de uma empresa, quanto mais avançada geram um diferencial em relação às anteriores, normalmente com menores custos, e com diferencial que possa ser transformado em vantagem econômica e vantagem de competitividade em relação às empresas concorrentes.

Recurso tecnológico pode ser considerado como fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital. Bens são capazes de gerar produtos e serviços, produzindo mais riquezas, então são considerados em recursos. Patrimônio por ser conceituado como o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações.

Depois destas explicações podemos definir que o produto é resultado de um processos de transformação, algo a que se agrega valor e que está sendo manipulado para em seguida ser oferecido ao mercado ou como resposta de uma solicitação do mercado.

A tecnologia do produto se faz necessária quando existe algum problema enfrentado no manejo dos materiais, por exemplo, excesso de produto ou falta de espaço para armazena-los. Não devemos se esquecer que tempo, dinheiro, mão de obra são imprescindíveis para que aconteça a inovação tecnológica.

Existe também a metodologia PRP(ProductrealizationProcess) o fluxo da empresa pode ser representado como um conjuntos de entradas, que são processadas gerando um conjunto de saídas, ligado por uma realimentação; A saída representa o produto; as entradas, os materiais, o capital e os recursos humanos; e o processamento representa os recursos tecnológicos de produção, edifícios, equipamentos, métodos de gestão e organização do trabalho. O produto é a materialização do desejo do consumidor, a razão da existência da empresa. Por outro lado o produto é também o gerador de toda a atividade empresarial, a ele ficam condicionados todos os outros recursos utilizados pela empresa.

As principais técnicas da Administração de materiais são:

- Just-in-time(JIT) é um sistema que os fornecedora devem disponibilizar os suprimentos conforme eles vão sendo necessários na produção. Não existe estoque permanente. Esse sistema além de melhorar a qualidade do produto, reduz seu custo e contribui na agilização da entrega do mesmo.

- Fornecedor preferencial é um sistema que seleciona os fornecedores e garanti qualidade. Muitas empresas tem contrato entre si,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com