TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística FLL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 12

Ações organizacionais voltadas para a competitividade – FLL Ferrovia Latina Logística

Adriano Álvaro da Silva – RA 4634G-6

Resumo

Com este artigo vamos mostrar algumas vantagens da empresa FLL (seguimento transporte ferroviário) em relação a competitividade que ela possui sobre outras empresas, com o objetivo de enfatizar ações que proporcionam grande destaque em relação a seus concorrentes. Para realizar esse trabalho foi utilizado à metodologia de pesquisa qualitativa, pois não tivemos acesso aos dados da empresa em questão. Os resultados da pesquisa realizada foi que a FLL está na frente dos seus concorrentes por suas ações competitivas, assim possui uma grande vantagem dentro do próprio ramo e também comparada a ramos paralelos.

Palavras chave: FLL. Vantagens.  Ferrovias. Conceito.

Abstract

With this article we will show some advantages of company FLL (follow-up to rail transport) regarding the competitiveness that it has on other companies, with the goal of emphasizing actions that provide great prominence in relation to its competitors. To perform this work was used to qualitative research methodology, because we didn't have access to the data of the company concerned. The results of the survey was that the FLL is in front of its competitors for its competitive actions, thus has a major advantage within the branch and also compared the parallel branches.

1. Introdução

A organização deste artigo apresenta-se com pesquisas feitas em cima de dados de uma empresa sediada em Curitiba-PR e com filial em Campinas-SP onde baseamos nossos estudos, porem para a preservação do nome e de direitos autorais foi substituído para FLL. Os estudos se baseiam primeiramente em seu perfil e histórico de crescimento, no quarto tópico aborda-se um breve conceito de competitividade e a partir do sexto tópico apresenta-se como a FLL emprega os seus conceitos de competitividades mostrando suas realizações de planos estratégicos que demonstram por que a FLL tem grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes, passando por seus investimentos em tecnologia, segurança,   vantagens de transporte de containeres de importação e exportação pelo modal ferroviário e cultura corporativa. Por final apresentamos nossa conclusão, resumindo os principais resultados.

2. Perfil FLL

A FLL (Ferrovia Latina Logística) é uma das maiores empresas Brasileiras de transporte ferroviário industrial, cargas agrícolas e combustíveis. Fundada no ano de 1997 em Curitiba, inicialmente com o nome de Ferrovia Sul Atlântico, passando-se dois anos depois a se chamar Ferrovia Latina Logística.

Atualmente há quatro concessões no Brasil, totalizando 13.000km de extensão em ferrovias (Linha de Trens), aproximadamente 1.000 locomotivas e 27.000 vagões. É responsável por quase toda a locomoção de produtos no Brasil, e também pela distribuição dos mesmos no mercado interno representando aproximadamente o transporte do segmento de 80% do PIB.

Há dois segmentos de modais industriais:

O intermodal é quando se destina a mais de um tipo de transporte até seu destino, por exemplo: rodoviário e depois ferroviário.

E unimodal onde se destina a um tipo somente de transporte, exemplo: ferroviário.

Com o passar dos anos através de parceira com seus clientes e investimentos de ambos, tornou- se uma das poucas empresas capazes de transportar tais produtos como: produtos siderúrgicos, madeira, papel celulose, produtos alimentícios e contêineres, com garantia de segurança e eficácia.

Os produtos mais transportados no modal ferroviário são os produtos de construção civil, óleos vegetais e combustíveis, que ainda são os mais transportados via ferrovia no Brasil.

3. Histórico FLL

- Entre 1991 a 1997, começou uma divisão de todas as ferrovias no Brasil que eram até então estatais, obtendo assim cada uma o direito de administrar sua parte de acordo com seu contrato.

- A empresa FLL foi direcionada sozinha a partir de Março de 1997, onde obteve o direito de explorar exclusivamente a infra-estrutura da malha ferroviária Sul brasileira.

- Dezembro de 1998, a FLL começou a administrar também na parte sul da Malha Paulista em São Paulo.

- Agosto de 1990, veio a aumentar o nível de exploração contando também com a malha ferroviária da região centro-oeste e nordeste da Argentina.

- Julho de 2001, a FLL corpora a compra da empresa Deluana, umas das lideres em Logística e transporte rodoviário no Brasil.

- Maio de 2006, aumentou sua concessão ganhando o direito de administrar a Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil.

- Julho de 2013 foi anunciado na Argentina como estatal suas duas malhas de ferroviárias.

- Agosto de 2014, foi demonstrado que já transporta 80% dentre os produtos que compõem o PIB brasileiro.

4. Fundamentos FLL

- Pessoas fazem a diferença:

Focados em qualificar a mão de obra, é sempre desenvolvida através de planos para a melhoria individual e coletiva.
- Clientes são aliados e deve cultivar relação de confiança:

Clientes têm total retorno para que possa criar uma relação de confiança mutua.
- Lucro merecido como premissa:

Sempre lucrar somente através do trabalho bem executado.
- Austeridade: utilização cuidadosa de todos os recursos:

Reutiliza todos os recursos que pode desde que não afete a qualidade dos serviços.
- Atuação sustentável: econômica, ambiental e socialmente responsável:

Investe também em ações sustentáveis pensando sempre no próximo.
- Valor do Compromisso e entusiasmo com o futuro:

Pensando cada vez mais em crescer e contribuindo também para o crescimento de seus clientes.
- Disciplina de execução:

Manter uma padronização na disciplina dos funcionários para que se tenha uma maior qualidade nos processos.

 

5. Conceito de competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (607.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com