TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa em administração

Por:   •  22/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

É surpreendente a rapidez com que as empresas lançam no mercado novos modelos de equipamentos eletroeletrônicos. A crescente demanda por equipamentos mais sofisticados e eficientes tem contribuído para o número elevado de resíduos eletrônicos descartados de forma incorreta, gerando assim um problema ambiental grave.

O resultado é que, antes mesmo de apresentarem qualquer problema, os aparelhos são substituídos por outros mais modernos, em um período cada vez mais curto. O acúmulo desse tipo de lixo, sem destinação correta provoca sérios riscos ao meio ambiente e saúde do homem.

É neste contexto que a logística reversa se insere. A logística reversa pode ser entendida como o fluxo de materiais no sentido oposto àquele que vai dos fornecedores de matérias-primas para o usuário (CORRÊA, 2010).  Podendo agregar também operações e ações ligadas, desde a redução de matérias-primas até a destinação final correta de produtos, materiais e embalagens com o seu posterior reuso, reciclagem ou produção de energia (PEREIRA et al. 2012) ( utilizar no referencial)

Segundo Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI, 2012) equipamentos eletroeletrônicos são todos aqueles produtos cujo funcionamento depende do uso de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos.

Os eletroeletrônicos pós-consumo possuem uma grande quantidade de metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, que são altamente tóxicos (STEP, 2008) e caso sejam descartados de forma incorreta, podem contaminar pessoas, animais e o meio ambiente.

Necessidade de um estudo aprofundado sobre a situação atual da destinação do resíduo eletroeletrônico, bem como sobre as ações relacionadas à temática de logística reversa de pós-consumo, uma área ainda pouco explorada pelos pesquisadores (CRUZ, 2016).

Dentre os problemas relacionados a cadeia reversa de eletrônicos, o processo de retorno dos aparelhos celulares pós-consumo pode ser considerado o mais crítico, visto que os consumidores finais muitas vezes não colaboram com o descarte correto destes resíduos (NOVAES, 2001).

Segundo o Decreto-Lei nº73/2011, a gestão de resíduos “aplica-se às operações de gestão de resíduos, compreendendo toda e qualquer operação de recolha, transporte, armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, bem como às operações de descontaminação de solos e à monitorização dos locais de deposição após o encerramento das respetivas instalações”.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar como é feito o gerenciamento dos resíduos eletrônicos pela empresa ECO.TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos em Aracaju/SE

Objetivos específicos:

Identificar de que maneira é feita a coleta desses resíduos eletrônicos;

Apontar como é realizado o armazenamento desse resíduos eletrônicos, bem com o seu tratamento para descarte;

Identificar os tipos de equipamentos eletrônicos que são coletados pela empresa;

Referencial teórico

METODOLOGIA

Será realizada uma pesquisa pelo método de estudo de caso único, buscando-se conhecer as características do objeto de estudo, o qual de acordo com Yin (2001) é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro de seu contexto de realidade.

O método foi escolhido como estratégia de pesquisa pois permite fazer a observação, a análise e a descrição de uma determinada situação real, optou-se pelo se estudo de caso único, e o critério para a escolha se deu por se tratar de uma empresa que é especialista em gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos cujas atividades são caracterizadas por ações de coleta, descaracterização, segregação, armazenamento e descarte desses resíduos, a empresa é denominada ECO.TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos, está localizada na cidade de Aracaju-SE.

Para a coleta de dados serão utilizados três instrumentos de pesquisa:  entrevista semi-estruturada; análise documental e observação direta. De acordo com Yin (2001), a combinação de dois ou mais instrumentos de pesquisa, denominada pelo autor como ‘triangulação’ proporciona maior confiabilidade nas constatações obtidas com o estudo de caso. É importante ressaltar que em um primeiro momento da pesquisa, realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema, na qual foram examinados artigos focados em resíduos eletroeletrônicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (TCC) a fim de embasar a construção do instrumentos de coleta de dados, além do próprio site da empresa para coletar dados para caracterizar a organização que é o objeto do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com